Como suas instalações elétricas podem influenciar na conta de energia.

Card image cap

Como suas instalações elétricas podem influenciar na conta de energia.

É sabido que manter as instalações elétricas preservadas é muito importante para a segurança do local e das pessoas que por lá transitam, só que além disso há outra grande vantagem em renovar suas instalações: a redução do gasto de energia. Sim, a fiação deteriorada pode fazer com que sua conta de energia seja maior, pois os fios têm mais problemas com aquecimento e assim desperdiçam energia pelo Efeito Joule. Logo, embora não esteja sendo utilizada diretamente usada pelo usuário, esse gasto com energia acaba sendo computado pelo medidor de energia e consequentemente virá na conta. Por causa disso é extremamente importante que as instalações sejam feitas por profissionais de qualidade e sejam sempre revistas.

Quanto seria a redução na conta?

A redução na conta de energia com nova fiação pode ser de até 10%, e se também houver trocas de aparelhos antigos por de novas tecnologias, até mesmo trocando luzes fluorescentes por LED, essa economia pode chegar a até 30%. Além disso, sempre deve ser lembrado a segurança do local, que vem sendo bastante questionada frente aos acontecimentos nos últimos tempos em todo o brasil, como o incêndio no museu nacional e o caso do ninho do urubu.

Quais seriam os problemas visíveis?

Após realizar uma análise de suas instalações, podem ser diagnosticados alguns problemas:

-Fiação antiga

-Fiação má dimensionada, seja com a execução mal feita ou a bitola do fio errada.

Esses problemas ocasionam perda de energia por efeito Joule, e isso faz com que você pague essa energia sem realmente utilizar.

É muito importante frequentemente analisar o estado das suas instalações.  Fonte: aecweb.

Como e com qual frequência verifico minhas instalações?

Após algum tempo, muitas coisas são alteradas nos estabelecimento, inclusive os aparelhos elétricos, em que muitas vezes a quantidade aumenta, fazendo com que os circuitos fiquem cada vez mais sobrecarregados, por isso, é sempre importante manter uma periodicidade na verificação do estado de suas instalações. Especialistas indicam que 10 anos após as instalações serem feitas, tem que ser realizada a primeira revisão, e após isso a cada 5 anos. A LUMUS Engenharia trabalha com o serviço de análise das instalações, em que é feita toda a vistoria do estado atual do local, vendo o dimensionamento dos circuitos, disjuntores, condutores, para assim determinar a condição ideal do ambiente.


     

Sempre confie em profissionais para verificar seus quadros e fiação.  Fonte: G1.

Além disso, se o indivíduo desejar fazer uma nova instalação elétrica no lugar, a LUMUS pode fazer o projeto de instalações, usando a NBR-5410 (baixa tensão) e NBR 14039 (média tensão), estudando as necessidades dos clientes e adequando-as ao projeto, pensando sempre em planos de expansão.

Suas instalações elétricas estão antigas e sem manutenção? Acredita que isso pode estar influenciando na sua conta de energia? Entre em contato conosco, agende seu diagnóstico gratuito e tire suas dúvidas.

Por Francisco Pereira







Você vai se interessar também

Card image cap
O que é a Internet das Coisas e como ela impacta o uso de Energia Elétrica?

Sabe o que é Internet das Coisas e como ela pode automatizar sua empresa e reduzir o consumo de energia? Acesse esse post para saber mais!

Card image cap
Energia Solar e sua alta viabilidade no Nordeste

Quer descobrir as vantagens do uso de placas solares na região nordeste? Venha conferir!

Card image cap
Indústria 4.0 e os benefícios da eficiência energética

Já ouviu falar em indústria 4.0? Saiba como a eficiência energética e a LUMUS podem ajudar a reduzir o consumo de energia e automatizar processos.