Como a Eficiência Energética pode estar presente nos Supermercados?

Card image cap

A eficiência energética é uma prática que visa melhorar o uso das fontes energéticas, utilizando menos energia para alcançar os mesmos resultados. Quando gerenciamos racionalmente e eficientemente a energia elétrica, melhoramos a maneira de utilizá-la, sem deixar de usufruir do conforto e dos seus benefícios, enquanto contribuímos com o nosso planeta e reduzimos nossos custos.

No cenário atual do setor varejista, a redução dos custos com energia elétrica e o aumento da eficiência dos estabelecimentos comerciais é considerada como uma das principais estratégias para se tornar mais competitivo e mais sustentável.

Os supermercados estão entre os que mais consomem energia no setor varejista do nosso país devido, principalmente, aos sistemas de refrigeração de produtos que representam 40% do consumo total, ao sistema de iluminação que corresponde a pouco mais de 20% dos custos, além de toda a instalação de ar condicionado e demais equipamentos. O custo com a energia elétrica já passou a representar a segunda maior despesa dos supermercados, superando os custos com aluguel e perdendo apenas para a área dos recursos humanos, segundo a Associação Brasileira de Supermercados (Abras).

A eficiência na gestão da energia elétrica está alicerçada em dois grandes pilares: a compra e o uso eficiente da energia. A quantidade de energia a ser contratada deve corresponder e atender às necessidades do consumidor, garantindo a execução dos seus serviços e o funcionamento do seu estabelecimento. Sendo assim, alguns pontos devem ser levados em consideração no planejamento e momento da compra:

  • Enquadramento tarifário mais adequado de acordo com o seu perfil consumidor;

  • Contrato de demanda adequada para atender o consumo de toda a carga instalada. É sempre relevante considerar possíveis planos de expansão do estabelecimento ou aquisição de novos equipamentos como freezers, ar condicionados, entre outros, evitando que a demanda seja subdimensionada, acarretando a cobrança de taxas, futuramente, por consumo excedente;

Algumas atitudes simples permitem que a energia seja utilizada de maneira eficiente e, consequentemente, representem reduções significativas de custos com o consumo de energia elétrica nos supermercados, entre elas:

  • Aquisição de produtos e equipamentos que apresentam melhor eficiência energética. Através do selo Procel é possível identificar, na hora da compra, a classificação do consumo do produto e seu grau de eficiência energética, a qual varia de A (mais eficiente) a G (menos eficiente);

  • Substituição de lâmpadas comuns por lâmpadas LEDs;

  • Capacitação dos funcionários com treinamentos de conscientização e aspectos energéticos dos equipamentos;

  • Automação do ar condicionado;

  • Aproveitamento da iluminação natural;

  • Manutenções preventivas e análise do funcionamento dos equipamentos periodicamente;

  • Aplicação de métodos simples que permitam acompanhar o consumo e avaliar a média de gasto de energia durante períodos pré-determinados.

Estas práticas podem resultar na redução dos custos com a energia, porém, a definição das medidas mais adequadas varia de supermercado para supermercado, dependendo da estrutura e do seu perfil consumidor. Por vezes, a maneira que o controle do consumo é realizado em um determinado estabelecimento não é uma das mais eficientes para outro.

Gostou? Que tal tornar o seu supermercado energeticamente eficiente e ainda mais competitivo? A LUMUS Engenharia oferece serviços de Eficiência Energética que podem se adequar ao seu negócio e transformar a sua realidade.

Para mais informações, entre em contato conosco.

Por Fernanda Medeiros

Você vai se interessar também

Card image cap
O que é a Internet das Coisas e como ela impacta o uso de Energia Elétrica?

Sabe o que é Internet das Coisas e como ela pode automatizar sua empresa e reduzir o consumo de energia? Acesse esse post para saber mais!

Card image cap
Energia Solar e sua alta viabilidade no Nordeste

Quer descobrir as vantagens do uso de placas solares na região nordeste? Venha conferir!

Card image cap
Indústria 4.0 e os benefícios da eficiência energética

Já ouviu falar em indústria 4.0? Saiba como a eficiência energética e a LUMUS podem ajudar a reduzir o consumo de energia e automatizar processos.