fbpx

O que você deve saber sobre energia solar: vantagens e desvantagens de gerar a sua própria energia.

Não é nenhuma novidade que a energia solar fotovoltaica, ao longo dos últimos anos, vem ganhando bastante visibilidade. O mundo contemporâneo nos trouxe várias inovações tecnológicas, porém a emissão de poluentes e de combustíveis fósseis aumentaram à medida que o mundo se desenvolveu. Esse fato trouxe à tona a necessidade apostar no desenvolvimento de modelos sustentáveis de produção energética, como a energia solar fotovoltaica que possui várias vantagens, mas também envolve algumas desvantagens. E então, já tem alguma ideia de quais sejam? O que você sabe sobre energia solar? Está pensando em instalar no seu estabelecimento? Se você não possui total certeza das respostas das perguntas acima, esse artigo é para você! Aqui iremos tratar detalhadamente das vantagens e desvantagens de gerar a sua própria energia, pois não é sempre que se poderá obter os totais benefícios desse método sustentável de produção de energia.

Vantagens de gerar a sua própria energia

Dentre as vantagens, a energia solar fotovoltaica possui diversas, pois é uma energia proveniente da radiação emitida pelo Sol que é uma fonte energética limpa, sem custos e praticamente ilimitada. Dentre algumas vantagens de instalar módulos solares fotovoltaicos para capturar a energia proveniente dessa radiação, podemos citar: 

  1. Possui fonte de energia limpa e renovável;

Como já foi mencionado no parágrafo introdutório desse tópico, o Sol é um produtor de uma forma de energia verde, abundante e de fácil acesso para quem deseja captá-la. Ademais, essa forma de energia pode ser facilmente transformada, por isso esse tipo de energia tem caráter sustentável.

  1. Não emite poluentes e não contamina o meio ambiente; 

A energia solar não necessita do consumo de combustíveis fosseis, consequentemente, não produz gases poluentes e, desse modo, não prejudica o meio ambiente, se consagrando, assim, como uma energia limpa e renovável. 

  1. Não produz sons ou ruídos;

Os módulos solares fotovoltaicos não possuem partes móveis que emitem barulho quando em funcionamento, portanto é um sistema silencioso.

  1. Mínima necessidade de manutenção e a vida útil dos módulos é superior a 25 anos; 

Os módulos, em geral, são resistentes às variações climáticas submetidas a eles. Por isso, a maioria das empresas que produzem módulos solares fotovoltaicos asseguram o mínimo de 25 anos de garantia após a venda das placas.

  1. Possui potencial de geração de energia mesmo em dias nublados;

Apesar do tempo estar nublado, uma fração da radiação solar ainda transpassa as nuvens e atinge os módulos que, desse modo, produzem energia. 

  1. Possibilita o aumento da potência instalada por meio da adição de outros painéis solares;

A simples instalação e manuseio possibilita uma maior facilidade em formar um agrupamento de painéis conectados que aumentam a produção de energia elétrica.

Desvantagens de gerar a sua própria energia

As desvantagens da instalação dos módulos solares fotovoltaicos são poucas em comparação às vantagens obtidas pela instalação desse sistema, mas elas ainda existem e são importantes para se ter conhecimento. 

  1. Os módulos devem ser instalados em locais com elevada incidência solar para que tenha um bom rendimento;

O rendimento dos painéis é mínimo em locais pouco com baixa incidência solar. Exemplos desses locais são: ambientes urbanos com alto número de edifícios, locais com vegetação de altura elevada, locais afastados da Linha do Equador, etc. 

  1. O rendimento dos módulos é diminuído nos casos de alterações climáticas;

O rendimento será mínimo caso haja aumento da temperatura do ambiente, diminuição do índice de radiação, aumento da quantidade de nuvens, tempo chuvoso, etc. 

  1. Possui alto custo de produção e, consequentemente, alto custo de investimento;

A confecção de painéis depende de materiais caros e a compra dos painéis ainda solicita um preço elevado, apesar da contínua redução ao longo do tempo.

VantagensDesvantagens
Possui fonte de energia limpa e renovávelNecessidade de elevada incidência solar para um bom rendimento
Não emite poluentes e não contamina o meio ambientePossui alto custo de produção e de investimento
Não produz sons ou ruídosDiminuição do rendimento nos casos de alterações climáticas
Baixa manutenção e a vida útil superior a 25 anos
Possui potencial de geração de energia mesmo em dias nublados
Um maior agrupamento possibilita uma maior produção energética

Agora é com você! Tendo em vista o que aqui foi abordado, pode-se perceber que a energia fotovoltaica é um excelente investimento se você procura diminuir os seus gastos excessivos com energia elétrica sem prejudicar o meio ambiente. Porém, esse modelo energético não é perfeito. Portanto é sempre importante realizar a análise de viabilidade da instalação de energia fotovoltaica em determinado ambiente para que não seja cometido nenhum equívoco em relação à sua instalação. Para mais informações, entre em contato com a LUMUS Engenharia e agende já o diagnóstico gratuitamente.

plugins premium WordPress