Projeto Favorito Supermercados

Card image cap

Impacto financeiro e social: como a LUMUS Engenharia reduziu cerca de R$ 14.000,00 na conta de energia de um cliente


DESAFIO:

Imagine sua empresa com R$ 14.063,65 reais a mais em caixa. Esse foi o impacto gerado pela LUMUS Engenharia na rede de supermercados Favorito em dois meses de projeto, gerando resultados não apenas na realidade do cliente, mas também na esfera social.


A ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) estabelece na resolução normativa 414 que durante 3 horas (nos dias úteis) o valor cobrado pela energia é mais caro para as empresas enquadradas no grupo A (alta tensão). O chamado horário de ponta é o grande entrave de muitos empresários, pois o valor cobrado durante essas três horas têm grande impacto na conta de energia.


Para contornar o problema, muitos empresários têm investido na compra de geradores para produzir sua própria energia durante o horário de ponta, tendo em vista que na grande maioria das vezes o quilowatt-hora produzido pelo diesel é mais barato que o vendido pela concessionária, gerando, assim, um retorno rápido.


Entretanto, o uso de geradores no horário de ponta requer uma atenção especial do cliente. No caso da rede de supermercados, falhas no gerenciamento do uso dos geradores de quatro unidades levaram a gastos desnecessários de R$ 17.000,00 mensais no horário de ponta. Dinheiro este que poderia estar sendo investido em outras áreas, carentes devido à crise econômica, tais como a abertura de novas unidades, gerando mais empregos à população local, ou até mesmo diretamente no salário dos colaboradores.


SOLUÇÃO INTELIGENTE: 

O grupo de trabalho da LUMUS levantou informações durante 10 dias nas quatro unidades da rede e identificou todos os pontos onde podia-se atuar. Com os dados em mãos, elaborou-se um documento de diagnóstico, no qual constava tudo o que havia sido analisado e, a partir do qual, preparou-se uma proposta para deixar o estabelecimento 100% eficiente energeticamente.

No serviço de gestão do uso de geradores, a LUMUS fez um mapeamento e análise do uso dos geradores, realizando repasses constantes ao cliente e propiciando-o entender e atuar sobre os gastos. A consultoria teve resultados rápidos e encerrou-se em dois meses de acompanhamento intenso, nos quais nossos consultores vestiram a camisa da rede de supermercados e geraram uma redução de R$ 14.063,65.

RESULTADO:

Com um projeto de excelência e com um atendimento personalizado, a LUMUS Engenharia Elétrica trouxe soluções de valor ao cliente, gerando resultados em três esferas: para o cliente, com a redução considerável da conta de energia, para a rede de supermercados em âmbito geral, pois possibilitou-se aos colaboradores e gerentes o entendimento sobre o uso e melhor gestão dos geradores e para a sociedade, tendo em vista a geração de capital de giro e, com isso, a facilitação na abertura de duas novas unidades do supermercado, gerando como consequência também novos empregos, auxiliando e impactando a vida de tais pessoas e suas famílias.

Você vai se interessar também

Card image cap
O que é a Internet das Coisas e como ela impacta o uso de Energia Elétrica?

Sabe o que é Internet das Coisas e como ela pode automatizar sua empresa e reduzir o consumo de energia? Acesse esse post para saber mais!

Card image cap
Energia Solar e sua alta viabilidade no Nordeste

Quer descobrir as vantagens do uso de placas solares na região nordeste? Venha conferir!

Card image cap
Indústria 4.0 e os benefícios da eficiência energética

Já ouviu falar em indústria 4.0? Saiba como a eficiência energética e a LUMUS podem ajudar a reduzir o consumo de energia e automatizar processos.