Projeto Favorito Supermercados

Card image cap

Impacto financeiro e social: como a LUMUS Engenharia reduziu cerca de R$ 14.000,00 na conta de energia de um cliente


DESAFIO:

Imagine sua empresa com R$ 14.063,65 reais a mais em caixa. Esse foi o impacto gerado pela LUMUS Engenharia na rede de supermercados Favorito em dois meses de projeto, gerando resultados não apenas na realidade do cliente, mas também na esfera social.


A ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) estabelece na resolução normativa 414 que durante 3 horas (nos dias úteis) o valor cobrado pela energia é mais caro para as empresas enquadradas no grupo A (alta tensão). O chamado horário de ponta é o grande entrave de muitos empresários, pois o valor cobrado durante essas três horas têm grande impacto na conta de energia.


Para contornar o problema, muitos empresários têm investido na compra de geradores para produzir sua própria energia durante o horário de ponta, tendo em vista que na grande maioria das vezes o quilowatt-hora produzido pelo diesel é mais barato que o vendido pela concessionária, gerando, assim, um retorno rápido.


Entretanto, o uso de geradores no horário de ponta requer uma atenção especial do cliente. No caso da rede de supermercados, falhas no gerenciamento do uso dos geradores de quatro unidades levaram a gastos desnecessários de R$ 17.000,00 mensais no horário de ponta. Dinheiro este que poderia estar sendo investido em outras áreas, carentes devido à crise econômica, tais como a abertura de novas unidades, gerando mais empregos à população local, ou até mesmo diretamente no salário dos colaboradores.


SOLUÇÃO INTELIGENTE: 

O grupo de trabalho da LUMUS levantou informações durante 10 dias nas quatro unidades da rede e identificou todos os pontos onde podia-se atuar. Com os dados em mãos, elaborou-se um documento de diagnóstico, no qual constava tudo o que havia sido analisado e, a partir do qual, preparou-se uma proposta para deixar o estabelecimento 100% eficiente energeticamente.

No serviço de gestão do uso de geradores, a LUMUS fez um mapeamento e análise do uso dos geradores, realizando repasses constantes ao cliente e propiciando-o entender e atuar sobre os gastos. A consultoria teve resultados rápidos e encerrou-se em dois meses de acompanhamento intenso, nos quais nossos consultores vestiram a camisa da rede de supermercados e geraram uma redução de R$ 14.063,65.

RESULTADO:

Com um projeto de excelência e com um atendimento personalizado, a LUMUS Engenharia Elétrica trouxe soluções de valor ao cliente, gerando resultados em três esferas: para o cliente, com a redução considerável da conta de energia, para a rede de supermercados em âmbito geral, pois possibilitou-se aos colaboradores e gerentes o entendimento sobre o uso e melhor gestão dos geradores e para a sociedade, tendo em vista a geração de capital de giro e, com isso, a facilitação na abertura de duas novas unidades do supermercado, gerando como consequência também novos empregos, auxiliando e impactando a vida de tais pessoas e suas famílias.

Você vai se interessar também

Card image cap
O Diferencial Residual e a prevenção à choques elétricos.

Sabe qual é a importância que o DR tem para a sua instalação elétrica? Não? Então confere.

Card image cap
Uso de equipamentos modernos: como podem afetar o consumo de energia?

Acha que a troca de aparelhos eletrônicos mais antigos por mais novos não altera o consumo de sua energia? Clica e confere.

Card image cap
Energia Solar: Vantagens e desvantagens de gerar a sua própria energia.

Saiba quais são as principais vantagens e desvantagens da geração energética por meio dos módulos fotovoltaicos.