Iluminação Eficiente: Saiba como ações simples podem reduzir a sua conta de energia.

Card image cap

Iluminação Eficiente: Saiba como ações simples podem reduzir a sua conta de energia.

Você já presenciou na sua casa ou ambiente de trabalho algumas cenas como: luzes acessas desnecessariamente? Ambientes com iluminação muito forte que ofuscam a vista? Ou cômodos que ainda utilizam lâmpadas incandescentes ou fluorescente? Pois é, tais gap’s aumentam muito a sua conta de energia.

Em um local bem iluminado há menos fadiga, menor incidência de erros, redução de problemas com a visão, conforto visual, melhor desempenho visual das atividades e realce das texturas e cores através da reprodução com fidelidade. Já pensou em morar em um ambiente com todas essas vantagens e ainda sim, reduzir sua conta de energia? É possível.

Menores custos e mais conforto

A iluminação natural é o primeiro passo para um projeto de iluminação eficiente, tente sempre aproveitar a luz solar durante o dia, porém sem ganhar calor através dos raios solares. Algumas dicas são: uso de vidros especiais, uso de brises, platinbandas, claraboias, domos, etc.

Outro fator importante encontra-se na hora de projetar o sistema de iluminação artificial. Em primeiro lugar, calcule a iluminação requerida para que, a fornecida não exceda o necessário, evitando gastos desnecessários. Este cálculo permite que se atinja um maior conforto visual no espaço, garantindo que todos os cômodos estejam dentro da norma vigente para iluminação, a NBR 5413.

Quando falamos de luminárias, muitas no mercado não aproveitam toda a iluminação da lâmpada, sendo necessário um maior consumo de energia. As luminárias de policarbonato, por exemplo, podem perder até 40% da iluminação, já as luminárias LED, causam uma redução na conta de até 50%. Cada luminária deve ser escolhida de acordo com seu uso, por exemplo, para áreas de trabalho, é muito indicado a iluminação por pendentes, que aproximam a iluminação da mesa; outro exemplo é a iluminação geral por lâmpadas refletoras que rebatem a luz internamente fazendo uma melhor distribuição no ambiente.

Por fim, o uso de lâmpadas de alta eficiência luminosa são a melhor opção para iluminar ambientes e para gerar reduções na conta de energia. Atualmente no mercado, as lâmpadas de maior eficiência são as LED, algumas chegam a ter mais de 60 lm/w. Quando comparado com outros tipos de lâmpadas, a eficiência das LEDs, converte-se em uma grande diferença no valor final do consumo. Portanto, tente identificar se na sua casa ainda são utilizados outros tipos de lâmpadas para que você possa fazer a trocar e garantir uma boa redução da conta no final do mês.

Resultado de imagem para A eficincia dos diferentes tipos de lmpadas e quanto cada uma impacta na conta de energia

Fonte: RETECjr Soluções em Energia.

Por Gabriel Gomes


Você vai se interessar também

Card image cap
O que é a Internet das Coisas e como ela impacta o uso de Energia Elétrica?

Sabe o que é Internet das Coisas e como ela pode automatizar sua empresa e reduzir o consumo de energia? Acesse esse post para saber mais!

Card image cap
Energia Solar e sua alta viabilidade no Nordeste

Quer descobrir as vantagens do uso de placas solares na região nordeste? Venha conferir!

Card image cap
Indústria 4.0 e os benefícios da eficiência energética

Já ouviu falar em indústria 4.0? Saiba como a eficiência energética e a LUMUS podem ajudar a reduzir o consumo de energia e automatizar processos.