Indústria 4.0 e os benefícios da eficiência energética

Card image cap


Em contraposição ao senso comum, a indústria 4.0 pode sim ser adotada por todos. Ela une a inteligência e a tecnologia e propõe uma maneira diferente de operação das fábricas hoje em dia, nela ocorre a automação de processos em que as máquinas não são mais controladas por pessoas e sim interconectadas e programadas para que seus processos passem a ser geridos por meio de dispositivos. Nessa perspectiva, vale salientar que a indústria 4.0 propõe a redução de gastos de energia, o que torna a eficiência energética sua grande aliada.


FONTE: https://www.atech.com.br/blog/category/nxt/


O consenso entre especialistas aponta que o Brasil encontra-se numa etapa de transição entre a indústria 2.0 e 3.0, mas isso não significa que não se pode adotar conceitos 4.0. Suas aplicações podem ser amplamente utilizadas na gestão de equipamentos para determinar a capacidade produtiva e ociosa ou sua necessidade de troca e manutenção, por exemplo, garantindo maior controle e integração dos processos produtivos e consequentemente na economia de energia, visto que fábricas inteligentes consomem menos.


É de conhecimento de todos que a conjuntura brasileira atual é marcada por uma severa crise econômica e política, acarretando em um aumento no preço dos impostos pagos. Em maio deste ano, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou um aumento no valor das bandeiras tarifárias da conta de luz. Parte desses aumentos são reflexo do uso incorreto da energia e fazem com que brasileiros busquem maneiras para economizar, o que torna os serviços de eficiência energética uma alternativa para quem almeja poupar dinheiro.


Os dados do estudo da Comerc Esco mostram que projetos de eficiência energética possuem um potencial de redução de energia de até 70% em áreas como iluminação, climatização, refrigeração, ar comprimido e motores elétricos. De maneira global, a redução mensal pode chegar até 25%, com o retorno do investimento podendo variar entre 6 e 72 meses. O mesmo estudo aponta que a indústria tem potencial de economizar cerca de R$ 4 bilhões por ano em energia elétrica, apenas com a adoção de soluções simples de eficiência energética.



Impactos da eficiência energética

FONTE: Comerc Esco.


Isso significa que a eficiência energética traz a tona a melhor versão das empresas no que tange à utilização correta e eficiente da energia e também a redução de gastos, como resultado. Torna-se evidente que esse serviço é de suma importância tanto para a preservação do meio ambiente, uma vez que evitaria o despejo de toneladas de CO2 na atmosfera e também, um grande passo para o desenvolvimento do país.


Sentiu-se interessado no conteúdo e está afim de tornar a eficiência energética um aliado? Venha conhecer nossa empresa, a LUMUS Engenharia quer transformar a sua realidade e ajudá-lo a crescer, juntos podemos construir um futuro cada vez mais sustentável energeticamente.


Por Marcelo Brito Rodrigues



Você vai se interessar também

Card image cap
O que é a Internet das Coisas e como ela impacta o uso de Energia Elétrica?

Sabe o que é Internet das Coisas e como ela pode automatizar sua empresa e reduzir o consumo de energia? Acesse esse post para saber mais!

Card image cap
Energia Solar e sua alta viabilidade no Nordeste

Quer descobrir as vantagens do uso de placas solares na região nordeste? Venha conferir!

Card image cap
Como a Eficiência Energética pode estar presente nos Supermercados?

Saiba como o supermercado pode economizar na conta de energia através de medidas de eficiência energética.