Razões para aplicar a gestão energética na sua empresa

Card image cap

 É fundamental estar ciente e acompanhar o seu padrão de consumo para saber quais medidas serão necessárias para obter um maior impacto na redução do seu consumo de energia. Isso pode ser feito através do serviço de gestão energética, que mede o consumo de energia e coleta dados relevantes, identificando oportunidades para economizar energia e atuando na conversão de oportunidades em resultados.


Imagem ilustrativa de um esquema de gestão de energia.


   

 A partir da gestão de energia, é possível reduzir os custos desnecessários advindos de uma grande quantidade de equipamentos e pouco controle sobre seu funcionamento. Que é importantíssimo, tendo em vista que no Brasil o risco de que o preço da energia ou a falta de oferta possam afetar seriamente a rentabilidade de uma empresa ou mesmo impossibilitar sua operação, é elevado.

     Outro ponto bastante debatido na atualidade é a grande emissão de poluentes, principalmente o carbono, por uma inadequada utilização de energia e combustíveis em indústrias. Com um correto dimensionamento de equipamentos, além da otimização do seu funcionamento, seria possível reduzir a emissão de carbono à um ponto mínimo.

     A falta de conhecimento sobre o funcionamento e características de consumo de cada equipamento, desde lâmpadas à freezers, aumenta o risco de acidentes, danos nas instalações, sobrecarga e também curto-circuitos, com a gestão energética, é possível minimizar esses riscos e garantir um ambiente seguro tanto para as pessoas como para os equipamentos e instalações.

     As ações que podem ser citadas como gestoras energéticas são:

  • A educação comportamental, pois a mudança nos hábitos dos funcionários e pessoas que frequentam o local podem apresentar uma economia significativa, por exemplo, vedar perfeitamente freezers, desligar máquinas que não estão sendo utilizadas, reduzir a quantidade de lâmpadas acesas no período do dia, etc;

  • Enquadramento no modelo tarifário ideal da concessionária de energia, que dependendo do padrão de consumo e demanda de energia do cliente, pode ser alterado para um modelo com tarifas mais coerentes a estes.

  • A troca de equipamentos mais antigos pelos mais novos, que são mais eficientes e consomem menos, por possuírem uma tecnologia mais avançada..

  • Estudo da infraestrutura do local, adequando sua arquitetura à maneira mais eficiente possível, focando na iluminação e climatização, aproveitando a luz natural, a circulação de ar e proporcionando um bom isolamento térmico, por exemplo;

  • O deslocamento do horário produtivo, pois devido a tarifação da concessionária, 3 horas do dia (horário de ponta) possuem a tarifa de consumo até 5 vezes mais elevada que as outras 21 horas (horário fora-ponta). Então a alteração do funcionamento da empresa para um período que utilize o menor tempo dentro do horário de ponta já apresentaria resultados significativos.

  • A geração própria de energia possibilita que o consumidor, independente do seu enquadramento tarifário, consiga reduzir significativamente sua conta de energia, pois deixará de pagar tarifas de consumo e apenas será cobrado pela transmissão da sua energia (ida e volta à concessionária) junto com a iluminação pública.

     Conclui-se, portanto que a gestão energética é uma ferramenta que apenas traz benefícios ao seu estabelecimento, além de proporcionar a longo prazo uma economia significativa de energia em conjunto com a preservação dos equipamentos utilizados.

     Se interessou pelo tema abordado em nosso blog e gostaria de saber como a eficiência e gestão energética pode ajudar a sua empresa a economizar com a conta de luz? Venha conhecer o portfólio de serviços da LUMUS Engenharia e conheça o nosso serviço de gestão energética personalizada para a sua empresa, nós podemos e queremos ajudá-lo a crescer e ser cada vez mais sustentável energeticamente.

Ana Luiza Cruz

Você vai se interessar também

Card image cap
Quedas de energia: Como são causadas e quais são seus indicadores?

Sabe quais os principais motivos que causam os famosos apagões? Não? Clique e confira.

Card image cap
Como reduzir a demanda atuando na partida de motores?

Você possui gerador em seu estabelecimento? Sabe seu tipo de partida? Não? Pois é, a partir dele podemos reduzir a demanda, clique e descubra como!

Card image cap
Tipos de geradores: Saiba qual é o ideal para você

Será que seu estabelecimento utiliza o gerador mais adequado? Não sabe? Confira nosso texto!