Tipos de geradores: Saiba qual é o ideal para você

Card image cap

Ter energia elétrica sempre à disposição é uma das principais razões pela qual é requisitada a presença de gerador. Independentemente do tipo de comércio ou situação, o gerador, que pode ser de grande ou médio porte, é a garantia de que todas as operações seguirão em pleno funcionamento, sem interrupção. A procura cada vez mais comum por um grupo gerador é também reflexo das constantes falhas no sistema de geração de energia elétrica no Brasil, oriundo da falta de chuvas regulares durante o ano que movimentam as hidrelétricas, nossa principal fonte de geração de energia. Diante disso, sabendo que a energia elétrica é essencial em nossas atividades cotidianas, é preciso investir em alternativas práticas como o gerador para evitar maiores prejuízos no futuro com a falta desse recurso e que vem crescendo ao longo dos anos.


imagem 1: Exemplo de Gerador modelo S3500 MG


Um gerador é o equipamento de alta performance com capacidade de transformar energia mecânica em energia elétrica através do fenômeno da combustão. Sua principal função é ser a reserva energética ideal que, posteriormente, será aplicada para reestabelecer ou complementar o fornecimento de energia. Quando ativado, consegue produzir energia suficiente para que os níveis de potência energética das máquinas e ferramentas a ele conectados estejam igualados, garantindo assim uma maior durabilidade e bom desempenho.

Estrutura do gerador de energia A princípio, a estrutura de um gerador pode parecer complexa, porém, seu esquema de funcionamento é muito simples. Os principais elementos que compõem um grupo gerador são:

• tanque de combustível;

• chassi (estrutura em aço que possui depósito para armazenamento de combustível);

• painel de controle, silenciador (acessório ideal para geradores armazenados em locais com grande circulação de pessoas);

• quadro de transferência de cargas (alternar as fontes de energias entre auxiliar e principal);

• motor (potencializam a produtividade e performance do gerador);

• alternador (sua escolha depende de qual trabalho o gerador será utilizado), bateria e kit de fichas.

Imagem 2: Esquema simplificado de funcionamento de um gerador

Para que a força mecânica consiga se transformar em eletricidade, na parte interna do grupo gerador ocorre a indução eletromagnética, reação química que corresponde ao condutor em movimento no campo magnético do gerador. Ainda na estrutura, há um componente chamado dínamo, cujo eixo de rotação acompanha a intensidade de movimento do campo magnético gerado por um imã. Todo esse processo induz a tensão elétrica nos terminais de enrolamentos conectados à carga, gerando assim a circulação de correntes elétricas. Os geradores de energia podem ser utilizados para:

• Atuar como fonte alternativa no fornecimento de energia (residências);

• Operar em situações emergenciais como queda de energia;

• Complementar a distribuição de energia local, sobretudo em regiões que sofrem com oscilações de energia constante, pois essas variações podem acabar prejudicando a estrutura e a performance dos equipamentos;

• Garantir a segurança no fornecimento de energia sem interrupções, como aeroportos, hospitais, restaurantes, hotéis, indústrias, mineração e construção civil.

Escolha do gerador

E para escolher o gerador ideal, existem alguns elementos fundamentais para serem analisados para conseguir acertar no modelo de gerador que melhor vai corresponder às suas necessidades. Como por exemplo:

• Para qual tipo de estabelecimento ou situação o grupo gerador será aplicado?

• Por qual período de tempo em que o gerador será ligado?

• Em qual local e de que forma o gerador será armazenado? Externo ou interno?

• Tipo de combustível: diesel, gasolina ou gás?

Assim, esperamos ter tirado as principais dúvidas a respeito dos geradores. Agora é só entrar em contato com a Lumus Engenharia para podermos fazer o dimensionamento ideal para você, potencializando ainda mais o seu crescimento e de Eficiência Energética.




Você vai se interessar também

Card image cap
Quedas de energia: Como são causadas e quais são seus indicadores?

Sabe quais os principais motivos que causam os famosos apagões? Não? Clique e confira.

Card image cap
Como reduzir a demanda atuando na partida de motores?

Você possui gerador em seu estabelecimento? Sabe seu tipo de partida? Não? Pois é, a partir dele podemos reduzir a demanda, clique e descubra como!

Card image cap
Razões para aplicar a gestão energética na sua empresa

Entenda mais sobre gestão energética, consumo consciente e otimize a utilização da sua energia.