Uso de equipamentos modernos: como podem afetar o consumo de energia?

Card image cap

Introdução

Com o advindo da constante atualização e globalização, o uso de equipamentos modernos assumem proporções que nunca foram vistas antes. As novas tecnologias também registram um movimento acelerado, pois todos os dias são produzidos novos aparatos (televisores, computadores, smartphones, eletrodomésticos, etc.) que são melhores do que os do mês, semana e até mesmo dia anterior.

Resultante deste fator, aparelhos com avanços tecnológicos, acessíveis e que possuem melhor eficiência energética, também são uma realidade. Atualmente, muitos já aderiram a ideia de buscar equipamentos que lhes tragam maior economia de energia. A troca das lâmpadas incandescentes por fluorescentes, é um grande exemplo de que a ascensão da tecnologia está inteiramente ligada ao gasto de energia, visto que esta pode resultar em uma economia de até 75% na conta de energia.

Ar Condicionado Inverter

Hoje em dia, a maioria das pessoas não sofrem mais com as ondas de calor pois o sistema de ar condicionado tornou-se cada vez mais corriqueiro. Estes são de fácil instalação em casa, escritórios, estabelecimentos comerciais e grandes indústrias.

O Ar Condicionado tipo Inverter ganhou popularidade nos últimos anos por possuir uma tecnologia que regula o fluxo de energia do sistema, controlando e alterando a velocidade do compressor, fazendo com que fique sempre em funcionamento e necessite de menos tempo para atingir a temperatura desejada.

Nos condicionadores de ar tradicionais, o sistema é diferente, pois o compressor liga e começa a girar até alcançar a temperatura desejada e logo é desligado. Isso trás picos de energia, pois o compressor tem partida direta, diferentemente do sistema Inverter que o aumento da rotação é gradual.

Com essas diferenças os aparelhos com Inverter trás menores oscilações de temperaturas e uma alta eficiência energética, podendo proporcionar uma redução de até 40% no consumo de energia elétrica.

Vejamos ainda algumas outras diferenças entre AC’s convencionais e Inverter:

a) Desempenho

CONVENCIONAL

A temperatura no ambiente tende a ter maior oscilação durante a operação de climatização. Isso ocorre devido ao funcionamento intermitente do compressor “Liga/Desliga”, que ocasiona maior consumo energético.

INVERTER

A temperatura tende a ser mais constante, já que o compressor funciona em rotação variável e contínua. Resultando em menor nível de ruído e menor consumo energético, chegando até 40%.

b) Velocidade

CONVENCIONAL

Necessita de um tempo um pouco maior de operação para atingir a temperatura desejada.

INVERTER

Atinge a temperatura desejada com menor tempo de operação. Isto porque o gás, circula com maior pressão no aparelho e resulta em melhor troca de calor.

c) Ruído

CONVENCIONAL

 O nível de ruído da unidade externa condensadora é maior, pois o compressor opera com Liga/Desliga. Na unidade interna evaporadora, é comum encontrar 04 níveis de regulagem da velocidade do fluxo de ar (baixa, média, alta e automática).

INVERTER

O nível de ruído da unidade externa condensadora é menor, pois o compressor opera com rotação variável e contínua. Na unidade interna evaporadora, geralmente, encontramos um nível de regulagem adicional da velocidade do fluxo de ar que o torna mais lento e suave.

d) Preço

CONVENCIONAL

Requer um menor investimento no valor da compra do que o Inverter. Além disso, é fácil encontrar maior variedade de Marcas e Distribuidores no mercado.

INVERTER

O Ar-condicionado Inverter requer um maior investimento no valor da compra do que os aparelhos Convencionais devido a sua tecnologia, porém, possibilitam a vantagem de menor consumo de energia elétrica.

Conclusão

Como foi visto, é possível perceber que existem diversas formas de reduzir seus gastos com o alto consumo de energia da sua empresa. O tipo de Ar Condicionado que você usa pode ser um dos fatores determinantes para isso, porém, é válido que existem muitos outros. Por isso, a LUMUS Engenharia pode auxiliar na sua redução, trazendo serviços em nossa carta que visa mapear os principais consumidores do seu empreendimento através da Eficiência Energética.


Você vai se interessar também

Card image cap
O Diferencial Residual e a prevenção à choques elétricos.

Sabe qual é a importância que o DR tem para a sua instalação elétrica? Não? Então confere.

Card image cap
Energia Solar: Vantagens e desvantagens de gerar a sua própria energia.

Saiba quais são as principais vantagens e desvantagens da geração energética por meio dos módulos fotovoltaicos.

Card image cap
Laudo Técnico: entenda o que é e sua importância para uma instalação segura.

Descubra porque o laudo técnico é fundamental para a segurança da sua empresa.