fbpx

Automação industrial para redução de custos

Inicialmente, com a revolução Industrial, grande parte dos trabalhos braçais foram substituídos por máquinas elétricas, foi uma revolução nos meios de produção. Acerca disso, a automação industrial permite que você controle seus aparelhos eletrônicos de forma remota, o que significa que você pode desligar luzes e aparelhos quando não estiver no ambiente, ou quando não estiverem em uso. 

Além disso, com o advento da indústria 4.0, houve a automatização de processos, visando-se aumentar a eficiência e, por conseguinte, diminuir o consumo de energia elétrica, tendo em vista que economia de energia elétrica é uma questão importante para qualquer pessoa que esteja preocupada com o meio ambiente e queira economizar dinheiro em sua conta de luz. Uma das maneiras mais eficazes de economizar energia é através da automação de dispositivos elétricos em sua residência ou até mesmo na indústria.

Mas afinal, o que é automação? 

Automação é o desenvolvimento e aplicação de equipamentos que executam automaticamente tarefas sem intervenção humana. A integração entre softwares e hardware permite que equipamentos industriais atuem de forma autônoma. A seguir, observe um processo de automação industrial:

 Automação Industrial
Imagem 1: Automação Industrial. FONTE: Canva

Quais são as principais aplicações da automação no mercado?

A produção industrial é, atualmente, a mais beneficiada com a automação. Mas, além dela, outras áreas também utilizam de automação, como por exemplo, o marketing, recursos humanos, financeiro, comercial etc. 

Certo, mas quais são as vantagens de ter automação em uma indústria? 

  • Redução de custos;
  • Aumento da produtividade; 
  • Otimização do tempo; 
  • Aumento da lucratividade, entre outros. 

Como a automação industrial pode reduzir meus custos de energia elétrica?

A automação industrial realiza a adição de controles aos sistemas de produção para mitigar excessos no gasto de energia elétrica à medida que estudamos e identificamos no próprio controle. Além disso, existe a possibilidade de programar as operações para atuarem em horários em que as tarifas de energia elétrica sejam menores, gerando, desse modo, economia para os processos. 

Como posso medir a economia que terei investindo em automação?

Comece analisando a economia que você terá com o investimento feito em automação, realizando um cálculo de payback, ou seja, o tempo em que o valor retornará integralmente na forma de economia.

Quero automatizar minha indústria, como faço? 

Sendo assim, o primeiro passo para automatizar sua indústria é identificar quais processos podem ser facilitados com a sua utilização. Uma vez que reconhecidos, deve ser realizado um estudo, no qual será possível determinar o que é viável ou não economicamente. Para isso, entre em contato conosco:  

plugins premium WordPress