fbpx

Energia 3D: O modelo energético do futuro?

Já ouviu falar em energia 3D? Conheça agora o novo modelo de energia que promete revolucionar o futuro do cenário energético do mundo.

Contexto mundial da energia 

Com a popularização da internet, o mundo vem se modificando como um todo, desde a indústria à sociedade, valores e formas de comunicação. 

As tendências que regem o futuro do setor da energia mundial envolvem novas formas de geração/consumo de energias renováveis. Sendo: investimento em digitalização dos meios de transmissão de baixa/média tensão; automação e gerenciamento de indústrias, comércios e residências. Além disso, novas tecnologias de geração/armazenamento de energia descentralizadas. Toda essa inovação foi sintetizada em 3Ds: digitalização, descentralização e descarbonização. 

Os três Ds da energia 3D. Fonte: CAF
Figura 1: Os três Ds da energia 3D. Fonte: CAF

Entenda o que é energia 3D 

A digitalização consiste principalmente em um movimento social que visa o compartilhamento do conhecimento, uma economia colaborativa e um novo modelo de negócios que envolvam a instantaneidade, tanto de variáveis elétricas como econômicas. Desse modo, a digitalização melhora o funcionamento das redes de transmissão e distribuição de eletricidade e, com isso, espera-se responder adequadamente aos crescentes desafios de geração e consumo de energia. 

Enquanto a descarbonização se foca no consumo e geração de energias renováveis, como solar, eólica, hidrelétrica, biogás e biomassa. Para dessa forma, amenizar os impactos da poluição causada pelos combustíveis fósseis. 

Por fim, a descentralização visa tornar mais acessível a geração distribuída à medida que essas tecnologias de solar e armazenamento alcançam preços mais competitivos. 

A nova tendência: Geração Distribuída 

A geração distribuída é modelo em que o próprio consumidor pode produzir sua própria energia, como já vemos cada vez mais comum com o uso dos painéis fotovoltaicos. 

De fato a geração distribuída caminha em direção à descentralização, com a micro (até 75kW) e minigeração (de 75 kW a 5MW) de energia e com a massificação das baterias, o consumidor consegue mudar o paradigma atual e depender cada vez menos da concessionária, podendo até mesmo alcançar sua independência energética através de sistemas off-grid. 

Impacto da energia 3D no Brasil 

Comparando com outros países mais desenvolvidos, o Brasil ainda tem um longo caminho a ser trilhado, mas algumas iniciativas já estão sendo tomadas, como é o caso da geração distribuída citada anteriormente. 

A previsão é que com o avanço e difusão dessa ideia, o consumidor brasileiro poderá escolher a quem deseja comprar sua eletricidade, graças ao mercado livre de energia, o que deverá produzir preços mais competitivos e justos.

Quais os benefícios em seguir a tendência 3D? 

Como já citado, a energia 3D é uma ideia complexa e que depende de várias partes para que sua totalidade seja atingida, porém mesmo no início de sua implantação podemos destacar alguns benefícios, como: 

  • Redução nos gastos com energia da concessionária; 
  • Independência energética, possibilitando não depender da rede de distribuição para ter eletricidade; 
  • Diminuição nos custos de serviços e equipamentos a longo prazo com a inserção cada vez maior de novos fornecedores; 
  • Visibilidade positiva para sua empresa pela utilização de energia verde. 

Essa tendência é duradoura? 

Certamente não só é duradoura, como é o futuro do setor energético no mundo, sendo ela responsável por resolver crises de energia e torná-la mais acessível a todos; além disso, também deverá mitigar a problemática do aquecimento causado pela emissão de gases poluentes em todo o globo. 

Como seguir a tendência 3D? 

A melhor forma de já ir se modernizando e adotando o modelo de 3D é através de uma unidade geradora de energia renovável. Atualmente, a energia solar é a mais comum tanto no meio residencial como no empresarial e já existe uma grande variedade de tecnologia capaz de reaproveitar o calor proveniente do sol para gerar energia elétrica, como as telhas solares, tintas solares, dentre outros; de forma que melhor se adeque ao design da sua casa ou aos objetivos da empresa.

Exemplo de telhas solares. Fonte: Divulgação/Eternit
Figura 2: Exemplo de telhas solares. Fonte: Divulgação/Eternit

Como ter sua própria micro usina de energia? 

Portanto, a LUMUS Engenharia possui o serviço de estudo de viabilidade fotovoltaica, que visa analisar o consumo médio e potência do sistema atual do cliente. Por fim, Caso haja a viabilidade, a LUMUS também desempenha o papel de representante comercial frente às empresas de solar da região. 

Então, não perca tempo e entre em contato com nossos profissionais e tire suas dúvidas.

plugins premium WordPress