fbpx

Demanda x Consumo: Você sabe qual é a diferença?

E se eu te falasse que possivelmente você está pagando mais do que  deveria pela sua energia?

Uma conta de energia vai muito além do quanto você consome. Alguns  fatores, exclusivamente para consumidor do Grupo A, como a demanda  contratada e o grupo tarifário que você está inserido, influenciam diretamente  nesse custo.

O consumo de energia elétrica equivale à quantidade que realmente é  utilizada, já a demanda é um valor que representa o máximo que você exigiu da  rede elétrica em um mesmo momento, ou seja, a potência total que está sendo  utilizada pelo estabelecimento neste determinado instante.

Você é quem comunica esse valor para a distribuidora, para que ela  reserve uma parte de sua capacidade para o seu estabelecimento. No entanto,  se essa sua demanda contratada for de 100kW, por exemplo, e você só  consumir 80kW, vai pagar os 100kW do mesmo jeito. E caso você consumisse  120kW (ou qualquer valor acima dos 100kW), pagaria um valor respectivo aos  120kW de demanda e ainda pagaria uma multa por cada kW a mais do valor que foi ultrapassado, lembrando que existe uma tolerância de 5%.

Como mostra na figura abaixo, usada como exemplo de um caso onde  há uma Demanda Contratada muito maior do que o atual consumo do  estabelecimento:

Imagem 1: Gráfico presente na conta de energia, o qual representa a Demanda Contratada e a Medida. Fonte: Conta de cliente da Lumus.

Como é possível perceber na imagem acima, o estabelecimento usado como exemplo, na maioria dos meses, não chega nem perto de consumir a quantidade total da Demanda Contratada. Pagando por um valor desvantajoso. E a linha horizontal na cor vermelha representa onde seria a faixa de uma Demanda ideal, a qual, como podemos ver, é bem próxima do valor da Demanda Contratada.

Sem o modelo adequado de contratação, você pode estar pagando por multas de ultrapassagem, demandas desnecessárias ou grupo tarifário ineficiente.

E por que isso acontece? O perfil de consumo do seu estabelecimento e a quantidade de demanda que ele exige, pode ser alterado com o passar do tempo, por isso, é essencial que você procure sempre se adequar às suas novas realidades e mudanças.

Se você quer entender mais sobre o seu consumo e começar a economizar, entre em contato conosco, que iremos fazer um diagnóstico e encontrar os principais pontos de economia. 

Ou então, caso queira entender como funciona o serviço e ter total autonomia para executá-lo, garanta já o nosso curso de Análise Tarifária, o qual é um conteúdo completo, onde ensinamos tudo que você precisa saber para ficar totalmente ciente e por dentro da sua conta de energia.

plugins premium WordPress