Quando pensamos em eficiência, nos vem logo à cabeça “fazer mais ou a mesma coisa, com menos”. Logo, o termo eficiência energética refere-se à execução de determinada ação, utilizando a menor quantidade possível de energia. Sob uma visão mais comercial, você irá manter o ritmo de suas atividades comerciais ou industriais, consumindo menos e, consequentemente pagando menos do que o habitual. Agora você deve estar se perguntando: “O meu estabelecimento pratica esse conceito? Se sim, o quanto de produtividade eu tenho?’’.
Assim, acompanhe os seguintes pontos essenciais sobre como garantir produtividade energética:
Iluminação por lâmpadas LED
Uma lâmpada do tipo LED de 7W, tem o mesmo nível de iluminação que uma incandescente de 60W, logo tal modelo é um verdadeiro sinônimo de economia de energia, visto que conseguem reduzir em até 90% o consumo de watts por hora. Desse modo, não há dúvidas dos benefícios econômicos que uma simples mudança pode trazer.
Caso seu empreendimento não faça uso de métodos de iluminação mais eficazes, está na hora de realizar mudanças e melhorar o seu desempenho.
SELO PROCEL – Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica
O selo PROCEL entrou em vigor a partir de um Decreto Presidencial em 1993. Tal etiqueta está presente nos produtos que apresentam os melhores níveis de eficiência energética dentro de cada categoria – varia de “A” (mais eficiente) a “G” (menos eficiente), resultando em economia na conta de energia elétrica.
Portanto, é de extrema importância que ao garantir novos equipamentos, você se atente a presença desse selo, pois é ele quem vai identificar a eficiência energética de um maquinário.
Conta de Energia – Multa de Consumo Reativo Excedente
Você já notou em sua conta de energia um valor a ser pago por “Consumo Reativo Excedente”? Então, essa categoria é uma multa, na qual o consumidor paga a mais por seus equipamentos não estarem tendo um bom aproveitamento, isto é, eles estão gerando outro tipo de energia (reativa) e isso faz com que ocorra perdas na rede elétrica, sendo cobrada uma taxa por tais.
Logo, para solucionar essa circunstância, a LUMUS Engenharia apresenta o serviço de Correção do Fator de Potência, sendo um estudo para solução mais eficaz do problema e, retirada de multas.
Você consome muito no horário de ponta? Se sim, seu estabelecimento apresenta recursos para diminuir os custos durante esse intervalo de tempo?
O horário de ponta corresponde à três horas diárias – na COSERN esse período é das 17:30 às 20:00h, nas quais o preço da taxa de Watt/hora é até 5 vezes mais cara do que na tarifa do horário fora ponta – as outras 21 horas do dia.
Nessa perspectiva, se você conta com um grande consumo no horário de ponta e não possui nenhuma ferramenta para auxiliá-lo, é interessante rever essa situação e buscar alternativas para obter produtividade.
Se você, dono de empreendimento notou estar com déficits nos tópicos destacados e identificou problemas de eficiência energética com base nesse estudo, está na hora de entrar em contato com a LUMUS Engenharia para saber como otimizar sua energia e dinheiro, de modo a transformar a sua realidade e de todos à sua volta.