fbpx

Erros comuns em instalações elétricas

É importante identificar os erros mais comuns em instalações elétricas que, por menores que sejam, acabam prejudicando muito o local, visando a qualidade e segurança. Afinal, isso pode ocasionar problemas elétricos indesejáveis e riscos à integridade física dos moradores da residência e da vizinhança da região. 

Além disso, dispositivos mal instalados e dimensionados podem acarretar curto-circuito e acidentes elétricos de grandes proporções. Por isso, também é importante a realização de um laudo técnico da sua instalação elétrica. Entenda mais sobre laudo técnico. 

Falta de projeto elétrico 

O projeto elétrico é o ponto chave para uma boa instalação elétrica da sua residência, visto que engloba um levantamento de cargas e a planta da residência para planejar sua instalação de forma adequada, posicionando corretamente os elementos da sua instalação. Além disso, é importante para o dimensionamento de cabos, lista de materiais a serem utilizados e divisão de circuitos. Na imagem abaixo vemos um mau exemplo de instalação elétrica, apenas olhando é possível perceber que essa forma de instalação não é correta.

Instalação elétrica precária
Imagem 1: Instalação elétrica precária

Dimensionamento de cabos e disjuntores

O mau dimensionamento de cabos e disjuntores é uns dos erros comuns em instalações elétricas. O que a maioria das pessoas pensam, é que o disjuntor serve para proteger algum equipamento, quando na verdade ele protege o cabo elétrico. 

Em um circuito, o cabo que está ligado a um disjuntor deve sempre suportar a corrente nominal do disjuntor, pois se essa corrente for maior do que a que o cabo suporta, acontecerá um superaquecimento do cabo, ocasionando um possível incêndio.

Erros comuns em instalações elétricas
Imagem 2: Disjuntor superaquecido por corrente elevada

Material incorreto 

É notório que, para uma boa instalação elétrica residencial, é necessário que ela seja constituída de material de qualidade. No entanto, na busca por economia, os indivíduos acabam escolhendo materiais errados e que não seguem a norma técnica que rege as instalações elétricas (ABNT NBR 5410). 

Junto a isso, um instalação elétrica de uma residência constituída por materiais de qualidade ajuda grandemente na vida útil dos aparelhos a ela ligados. Então, deve-se sempre prezar por materiais de qualidade, tendo em vista que uma instalação bem efetuada dura em média 30 anos.

Ausência de aterramento

Pelas normas elétricas, regidas pelos órgãos de segurança, o aterramento é um item obrigatório nas instalações. No entanto, é um dos erros mais comuns em instalações elétricas que não há aterramento. O aterramento, feito de forma correta, é responsável por escoar as correntes elétricas para a terra – principalmente em aparelhos de carcaça metálica – evitando choques e a perda de aparelhos eletrodomésticos e eletrônicos.

Chuveiro elétrico 

Um dos maiores vilões nas instalações elétricas de residências são os chuveiros elétricos. Além do seu alto consumo de energia, a instalação incorreta desses aparelhos pode causar diversos perigos. 

Deve-se haver uma preocupação maior com chuveiros elétricos e equipamentos com potências elevadas, pois a probabilidade do risco de sobrecarga por mau dimensionamento será bem maior. Além do mais, o chuveiro encontra-se em área molhada, então o seu circuito deve ser acompanhado de dispositivo contra choque. Veja também: IDR (interruptor diferencial residual)e DDR ( Disjuntor com Proteção Diferencial.

O erro mais comum ao instalar um chuveiro elétrico é fazer uso de uma tomada. Por norma, esses equipamentos não podem ser instalados por meio de tomadas devido a sua corrente normalmente elevada, mas sim por conectores específicos para essas conexões. Na imagem abaixo pode-se observar um exemplo muito comum desse problema:

Chuveiro elétrico instalado incorretamente
Imagem 2: Chuveiro elétrico instalado incorretamente.
Uso de adaptadores de tomadas (T) 

É com bastante frequência que o “T” é encontrado em instalações residenciais. O problema é que a maioria dos usuários desses adaptadores não tem conhecimento do perigo que eles agregam em suas instalações elétricas. Uma vez que, quando usados, somam, na maioria dos casos, uma potência superior a capacidade da tomada e até mesmo do próprio “T”, ocasionando superaquecimentos. 

Uso inadequado do “T”
Imagem 3: Uso inadequado do “T”.
Saiba como a LUMUS pode te ajudar a melhorar a instalação elétrica da sua residência. 

Parou para pensar na importância que sua instalação elétrica tem? E como erros em instalações podem te causar grandes problemas? Consulte já nossos serviços de Laudo Técnico e acabe com os seus problemas. Fale com um especialista.

plugins premium WordPress