fbpx

Gestão energética: Capacitando colaboradores

Economizar energia é um trabalho complexo, mas com a capacitação dos colaboradores, o processo de gestão energética se torna mais eficaz.

Gestão de Energia

A gestão de energia é o meio correto e eficiente de se controlar e reduzir o consumo energético das organizações. Assim, reduz custos e evita desperdícios. A boa gestão de energia também ajuda a otimizar os processos produtivos da organização, e, em alguns casos, pode levar a uma redução de até 30% na conta de energia.

Além disso, a gestão energética tem como objetivo reduzir os riscos de acidente, ajudar a criar o desenvolvimento sustentável, evitar desperdícios, e, o mais importante, reduzir os custos da conta de luz, mas sem comprometer as operações do empreendimento.

É importante entender também, que a eficiência energética significa gerar a mesma quantidade de energia com menos recursos ou obter o mesmo trabalho com menos energia. Portanto, além de capacitar os membros da empresa, veja também sobre a eficiência energética e veja o quanto você a pratica no seu estabelecimento.

Por que devemos capacitar os colaboradores?

Máquinas podem estar se deteriorando e processos específicos de produção se tornando obsoletos com o passar dos anos e passarem despercebidos pelos operadores e gestores, e é aí que entra a capacitação desses membros, levando-os a ter um olhar mais técnico e que evite essas problemáticas ou que possam resolvê-las mais rapidamente.

É possível que já existam maneiras mais otimizadas de realizar uma atividade da sua empresa que consuma menos energia, por exemplo. A gestão de energia é uma prática que deve ajudar as organizações a perceberem esses problemas rapidamente e a corrigi-los antes que causem mais prejuízos. Esta prática estimula a empresa a aderir cada vez mais ao desenvolvimento sustentável.

Para isso, é necessário que a empresa realize uma campanha de conscientização com objetivos e direcionamentos claros, porque para que seja possível utilizar melhor a energia é preciso mudar hábitos e processos. Abaixo poderemos ver algumas ações que os colaboradores podem aprender e praticar para que o empreendimento se torne cada vez mais eficiente energeticamente.

Espalhe informativos pela empresa

Antes de espalhar informativos pela empresa, é preciso se certificar que os funcionários precisam estar engajados na redução dos custos de energia. Para isso, é interessante realizar reuniões periódicas conjuntas para explicitar as mudanças e quais os objetivos atuais, além de promover palestras com profissionais na área de gestão energética.

Posteriormente, é importante sempre ter a vista informativos para reforçar as boas práticas na economia de energia. Vemos um exemplo disso na figura abaixo, que serve para lembrá-los. É necessário ressaltar sempre a importância desses bons hábitos, para que eles se tornem constantes.

Imagem 1: Exemplo de informativo para apagar a luz. Fonte: TRE-TO

Não deixar os aparelhos em standby

Um dos grandes pontos que podem ser reduzidos, é quando não estamos utilizando certos equipamentos e mesmo assim estes ficam ligados à tomada. Portanto, se o aparelho não estiver em uso, desligue-o. Essa é uma premissa que deve ser levada no momento de conscientização.

Imagem 2: Aparelho em stand-by. Fonte: Ecoa.org

Aquela luz acesa nos aparelhos enquanto estão desligados é o famoso estado stand-by, ele também consome energia. Por isso, retirá-los da tomada é uma boa opção para manter a conta de energia baixa.

Aproveite a luz e a ventilação natural

Grande parte dos empreendimentos brasileiros operam em “horário comercial”, ou seja, a maior parte do tempo, temos luz solar disponível. Dessa forma, é interessante reforçar para os membros a utilização dessa fonte natural. Trata-se de uma tarefa simples, resume-se a apagar (ou diminuir) as luzes e abrir as cortinas;

Além disso, é importante realizar o mesmo procedimento em ambientes pouco utilizados, como banheiros e copas, pois isso gera um consumo desnecessário para a empresa. Por isso, lembre a todos de que espaços de baixa rotatividade podem permanecer com as luzes apagadas. É uma simples ação, mas que no fim do mês contribui para a redução da conta de energia.

Imagem 3: Exemplificação de iluminação natural antes e depois. Fonte: FitecBrasil.

Outro fator para se destacar é verificar a estrutura da empresa, se há como utilizar ventilação natural para manter o ambiente num nível agradável de conforto térmico. Caso não haja possibilidade, lembrar sempre de utilizar o ar-condicionado no modo econômico ou em uma temperatura mais amena.

Defina metas de economias

Mas e se mesmo com a conscientização, os colaboradores não coloquem os conhecimentos em prática? É necessário haver um incentivo, um estímulo para que os mesmos comecem a ter um olhar mais crítico em relação à gestão energética e que se interesse para resolver os problemas.

Dessa forma, é interessante que a empresa defina metas de economia, no entanto, esta deve ter seu objetivo muito claro, justamente para cobrar e recompensar os colaboradores de forma adequada. Mas como fiscalizar isso? A empresa pode solicitar uma análise de consumo, mostrando assim quais departamentos que consomem mais energia e quais as mudanças que estes utilizam para reduzir isso.

Além dessa análise, é possível trabalhar o endomarketing da empresa para questões acerca do consumo adequado de energia, promovendo, também, premiações para os setores que mais se destacaram nesse aspecto.

Tenha um time que colabore para a manutenção preventiva

Por fim, ao decorrer dessas etapas, você estará criando um time que colabore para a manutenção preventiva. Ao estimular a economia de energia entre os membros com as metas de economias citadas anteriormente, estes irão familiarizar-se cada vez mais com as boas práticas energéticas e, consequentemente, trazendo uma maior redução e eficiência para a empresa.

Papel da LUMUS na capacitação dos membros

Com o serviço de Gestão Energética, a LUMUS, além de mapear todas as cargas energéticas do seu estabelecimento, tem como foco detectar pontos de otimização do consumo de energia elétrica, trabalhando também na elaboração da campanha de conscientização com os funcionários da empresa.

Por fim, se você, empreendedor, ficou interessado em mudar as políticas energéticas do seu empreendimento e quer incluir os colaboradores nesse processo, mas ainda não tem ideia de como iniciá-lo, entre em contato com a LUMUS Engenharia para saber como otimizar esse processo e trazer mais economia e eficiência para sua empresa.

plugins premium WordPress