fbpx

Hidrogênio verde: Energia do futuro?

As energias renováveis são um assunto que entrou em discussão em virtude da necessidade de reparação dos danos causados pelos seres humanos na natureza. Entre as diferentes fontes de energia que promovem o desenvolvimento sustentável do Planeta, o hidrogênio verde se destaca por suas características únicas.

O que é energia verde?  

Energia verde é um novo termo utilizado para definir energias renováveis, o verde remete a métodos que não agridem o meio ambiente. As energias renováveis são aquelas que possuem um ciclo de renovação em escala de tempo humana, ou seja, estão sempre disponíveis para utilização e não se esgotam. Perceba que nenhuma das  fontes geradas agride diretamente a natureza, tendo em vista que elas não liberam gases tóxicos para nossa atmosfera, como por exemplo, o dióxido de carbono. A imagem abaixo mostra algumas fonstes de energias. 

Exemplos de energias renováveis
Imagem 1: Exemplos de energias renováveis. Fonte: mundo elétrica

Importância do hidrogênio verde  

O hidrogênio é um dos elementos mais abundantes do nosso planeta, ocupando a nona posição. Seguinda essa lógica, ele tem  diversas aplicações na indústria para processos químicos na produção de  substâncias como amônia, ácido clorídrico, álcool, fertilizantes.

Além disso, o gás do hidrogênio verde é utilizado como combustível, além de liberar CO2 para a atmosfera. Entretanto, para utilizar o hidrogênio como combustível ou composto químico é  necessário tê-lo em sua forma “pura” (sem estar misturado com algum outro elemento), apenas o hidrogênio isolado.  

Métodos alternativos para a produção do hidrogênio  

Inicialmente, método de obtenção de hidrogênio, através da eletrólise, que quando feito da maneira correta, é 100% limpo. Este método consiste  basicamente na separação do hidrogênio (H) do oxigênio (O) da água (H₂O). Essse processo é conhecido como eletroquímico, como ilustrado na imagem a seguir:

Obtenção de hidrogênio por eletrólise da água
Imagem 2: Obtenção de hidrogênio por eletrólise da água. Fonte: Casa das ciências

Em contrapartida, O único problema deste processo é a baixa condutividade da água destilada. Dificultando o processo de obtenção do hidrogênio, entretanto, tem se visto mais especialistas pesquisado maneiras de tornar este processo o mais eficiente possível.  

Além disso, quando foi questionado que o processo só é 100% limpo quando feito da maneira correta? isto diz respeito a qual fonte de energia foi utilizada para o processo de  eletrólise. Diante disso, para o processo que não é poluente a energia utilizada proveniente da queima dos combustíveis fósseis significa que aquele hidrogênio não é 100% limpo, ou seja, não é caracterizado  como hidrogênio verde.  

Como funcionam as usinas de hidrogênio verde  

Como dito no tópico de “métodos alternativos para a produção de hidrogenio” , o hidrogênio verde é aquele que sua obtenção é 100% limpa,  desde a energia utilizada para seus processos, como para o processo de fabricação  propriamente dito. Para isso, vamos começar desde o começo de como funciona uma  usina de hidrogênio verde.  

  1. Geração de energia renovável: As energias mais cotadas para este processo são  eólicas e solares;
  2. O Eletrolisador é abastecido com água ou energia verde;
  3. O hidrogênio gerado pelo processo de eletrólise é armazenado em forma de líquido ou gás; 
  4. O hidrogênio verde é transportado/distribuído;
  5. O excedente da geração de energia renovável é injetado na rede pública para ser  utilizada por todos.
Funcionamento das usinas de hidrogênio verde
Imagem 3: Funcionamento das usinas de hidrogênio verde
Preço das usinas 

No papel as coisas são lindas, entretanto a produção de hidrogênio verde ainda é muito  cara. Segundo a pesquisa do site “Portal hidrogênio verde“, produzir hidrogênio verde da forma desejada ainda é mais caro do que produzi-lo de outras formas. Seguindo essa pespectiva, essa infomação demonstra como ainda é, de  certa forma, inviável produzir hidrogênio apenas desta forma. Entretanto, há previsões de que até  o ano de 2030 o custo de produção do hidrogênio pode cair em até 62%, o que tornará  uma opção muito mais viável, tanto em preço, como em sustentabilidade.  

Importância das energias renováveis  

Com base no que vimos, é evidente, que uma das principais qualidades das energias renováveis é o fato delas  serem inesgotáveis, isso é incontestável. Entretanto, o grande “x” da questão aqui é a  sustentabilidade. Como visto anteriormente, o hidrogênio é um elemento muito utilizado em diversas áreas, por isso é muito fabricado, mas sua produção é muito poluente, tornando-se um problema. Por isso, é de suma importância que os  seres humanos invistam em pesquisa e desenvolvimento para diminuir cada vez mais a  geração de energia poluente.  

Quer produzir Hidrogênio verde também?  

Portanto, a iniciativa do hidrogênio verde interessante e quer saber se você pode gerar  energia limpa também? Nós da LUMUS engenharia apoiamos esta iniciativa pois  sabemos que todos só têm a ganhar com isso, então vamos colocar este projeto em  frente, para isso entre em contato com a gente!!! 

plugins premium WordPress