Atualmente é impossível viver sem a energia elétrica pois a grande maioria dos maquinários e equipamentos do nosso dia a dia só funcionam alimentados por ela.
O que acontece é que, por se tornar tão comum, as pessoas, mesmo sem a instrução adequada, acreditam que podem fazer a instalação elétrica.
O perigo das redes mal dimensionadas
Não é incomum tomar conhecimento de redes elétricas, em grande parte residenciais, construídas sem a contribuição de profissionais da área, como o engenheiro eletricista. O sistema elétrico mal dimensionado pode causar sérios riscos como curtos-circuitos e incêndios – como no caso do Museu Nacional em 2018.
Nesse sentido, com o intuito de garantir a segurança, é de suma importância que seja dada a devida seriedade a esse aspecto. Um bom profissional que tem conhecimento prévio sobre as principais normas que regem as instalações elétricas poderá justamente evitar certos percalços.
Assim, dentre as normas mencionadas, existem duas principais: ABNT NBR 5410/2005 e NR 10. Essas regras, muito mais burocráticas, servem para padronizar o projeto elétrico, facilitando, dessa forma, as futuras vistorias na rede. Ademais, são elas que também assegurarão a segurança da instalação, evitando que erros mais comuns aconteçam como, por exemplo, conexões inadequadas e fiação exposta.
Fiações expostas e o planejamento da rede elétrica
Posto isso, percebe-se que, embora muitas pessoas saibam como fazer o básico, como, por exemplo, instalar uma lâmpada, são poucas as que possuem conhecimento do regulamento que serve para proteger não somente os indivíduos do espaço, mas também aqueles que farão inspeções na rede futuramente.
Uma rede bem planejada não só traz a vantagem da cautela, mas também da estabilidade. Quando um sistema elétrico é projetado seguindo os padrões e regras, o especialista assegura ao cliente que aquela instalação não terá problemas frequentes na rede.
É relevante destacar ainda que mesmo nos casos em que se deseja fazer reparos rápidos e provisórios em alguma parte da instalação elétrica (as conhecidas “gambiarras”) é recomendável que um profissional seja contactado para resolver tal problema assim que possível. As gambiarras, apesar de terem um caráter temporário, oferecem sérios perigos, como risco de choque elétrico, corrente de fuga e incêndios.
Além das gambiarras, existem muitas pessoas que, no intuito driblar o processo legal, optam por serviços que barateiam a conta de energia, como o “gato” e o desvio de energia (fraudes no medidor de consumo). Infelizmente, tais práticas apesar de serem crimes no Brasil ainda é uma realidade recorrente que compromete a vida de inúmeras pessoas.
Nesse cenário, o serviço de laudo técnico se configura como uma importante ferramenta para identificar as falhas na instalação elétrica e apontar as soluções para tal problema, baseado sempre nas normas já referenciadas. O laudo técnico é essencial porque conterá todas as informações da rede e promoverá a sua segurança.
Como saber quando a instalação não está adequada?
Mas, além de, fique atento! Toda rede elétrica deve passar por vistorias periódicas para garantir seu bom funcionamento e evitar, até mesmo, que sujidades comprometam o sistema elétrico, uma vez que elas podem causar, por exemplo, curtos-circuitos. E, nessa perspectiva, para isso nada melhor do que deixar a encargo de alguém que entende mais do assunto.
O melhor, dessa maneira, é deixar a responsabilidade com um profissional qualificado que, baseado nas legislações que regem as instalações elétricas, poderá executar um bom dimensionamento na rede, evitando acidentes e garantindo uma boa estabilidade .
E como a LUMUS pode ajudar minha empresa com as instalações?
Percebeu a necessidade de dar importância a sua rede elétrica? Mas não para por aí, a LUMUS Engenharia tem um serviço de laudo técnico para você que deseja verificar se sua instalação elétrica está bem dimensionada e corrigir os possíveis entraves. Para dúvidas e demais informações entre em contato com o fale conosco, que um especialista irá tirar todas suas dúvidas e ajudar a solucionar seu problema.