fbpx

Manutenção Elétrica Preventiva x Corretiva

Não sabe qual manutenção praticar na instalação elétrica de seu edifício? Entenda os seus tipos e como o Laudo Técnico auxilia nessa escolha.

O que é Manutenção Elétrica ?

A manutenção elétrica nada mais é que a prática de conservação de um circuito elétrico e seus equipamentos, convergindo, pois, no pleno funcionamento das instalações elétricas de um edifício. E, para isso, dedica- se a prevenir curtos-circuitos, apagões e outras interferências na produtividade dos locais e riscos a integridade dos colaboradores.

Dado isso, optar por uma rotina de manutenção nas instalações evita, devido a maioria dos problemas ser identificado em estágio inicial, constantes gastos com reparos. Assim, para tal fomento há 2 estágios, preventivo e corretivo, as quais consideram o ativo do item em análise, isto é, sua intensidade de utilização e urgência de reparo, aliado ao custo de tal prática.

Instalações Elétricas Seguras

Infelizmente, é comum a ocorrência de acidentes, até mesmo fatais, envolvendo instalações elétricas. Como por exemplo, o incêndio no Museu Nacional em 2018 – Imagem 1 –, cuja origem foi justamente o constante consumo energético aliado a falta de manutenção elétrica.

Conforme tal exemplo, é notório a relevância de um olhar mais atento as instalações elétricas para a prevenção dos mais diversos tipos de acidentes envolvendo eletricidade e, por consequência, a presença de um ambiente elétrico seguro.

O que é Manutenção Preventiva ?

A manutenção preventiva consiste no serviço programado e realizado em intervalos periódicos, sendo essas tarefas objetivadas em conservar e/ou restaurar a aparelhagem em questão, prevenindo, portanto, possíveis falhas de operação. Esse tipo de manutenção tem destaque por sua importância em advertir quanto a riscos e corrigi-los.

Além disso, vale ressaltar que para a sua programação há como critérios os recursos disponíveis à prática, a coordenação quanto aos desligamentos, além da época do ano e horário mais propícios à assistência. Em síntese, a manutenção preventiva é realizada antes do problema aparecer, ou seja, seu intuito é evitar a ocorrência de erros e falhas que prejudicam a produção; verificando, para isso, possíveis defeitos nos sistemas elétricos de interruptores, painéis de equipamentos e disjuntores. Sendo, pois, recomendado a sua prática uma vez por semestre.

Imagem 2: Benefícios da Manutenção Preventiva. Fonte: ROMI (2019)

O que é Manutenção Corretiva ?

Por sua vez, a manutenção corretiva é usada em última instância na ocorrência de um item que se encontra desgastado ou com má funcionalidade, tornando-se, assim, necessário sua alteração, a fim de restabelecer as condições normais para os dispositivos, instalações ou obras.

Sendo assim, essa operação é efetuada quando já há falhas que impedem a funcionalidade dos circuitos, máquinas ou equipamentos. E, tendo isso em mente, a manutenção é executada para que o sistema elétrico volte a operar em excelência.

Expert em Manutenção Corretiva

Vale ressaltar que essa prática pode ser dividida em dois tipos: a programada – caracterizada por ser previamente marcada – e a emergencial – definida por apresentar uma ação imediata.

Nesse sentido, tem-se que as instituições que contam unicamente com a manutenção corretiva tendem a conviver com o perigo constate de acidentes elétricos, além do prejuízo financeiro decorrente de paradas inesperadas dos equipamentos, mediante uma disfunção ou para o reparo emergencial de uma carga interligada. Portanto, há uma defasagem na produtividade, lucratividade e segurança do local.

Quer saber um pouco mais sobre a manutenção elétrica ?

Na hora de realizar a manutenção elétrica, é vital ao profissional conhecer o dimensionamento das cargas, como também utilizar dispositivos de proteção e medição em bom estado.

Ademais, há a inspeção do estado de fiação, isolação e outros equipamentos, além do reconhecimento dos dispositivos e divisão das estruturas entre quadros e componentes para facilitar a verificação do desempenho de tais componentes.

Imagem 3: Profissional fazendo reconhecimento de cargas. Fonte: Globo G1 (2020)

Laudo Técnico

Laudo Técnico das instalações elétricas se trata de um laudo pericial contendo os aspectos técnicos e jurídicos, isto é, conformidade com as normas, leis e regulamentos envolvidos numa instalação elétrica acerca de pontos, por exemplo, referentes à proteção contra incêndios e segurança dos colaboradores.

Atualmente, esse documento é exigido no território brasileiro por diversos departamentos do poder público, por certificadoras e por companhias de seguro para comprovar a segurança das instalações elétricas residenciais, comerciais ou industriais. E, para tal, as normas mais comuns de embasamento são as: NBR 5410, NBR 14039, NBR 5413, NBR 5419, NR10.

E como o Laudo Técnico se relaciona com as manutenções ?

Como o dito, no decorrer da execução dos laudos técnicos é necessário realizar a comparação da realidade dos circuitos com as regulações previstas e, para isso, os quadros, cabos, máquinas e equipamentos são inspecionados.

Mediante essas análises há a averiguação de como as instalações elétricas se apresentam e, assim, é tangível a detecção de determinadas falhas, cujo a consequência é um encaminhamento à manutenção, seja ela um reparo emergencial ou simples medidas de conservação.

Diante do apresentado, há quanto tempo você não realiza nenhum tipo de inspeção ou manutenção nas instalações elétricas de sua instituição? Ficou preocupado(a) com a segurança da sua localidade? Então, deixa eu te contar uma surpresa, o time da LUMUS Engenharia tem um dos serviços de Laudo Técnico mais completos do mercado !

Não negligencie a sua instalação, contacte-nos agora para realizar o seu Laudo Técnico com excelência.

plugins premium WordPress