fbpx

Medidor de Energia Elétrica

Inicialmente, quando falamos em excesso na conta de energia, sempre vem o pensamento “o que há de errado?” e assim buscamos encontrar possíveis erros e/ou ações que sejam responsáveis por essa ocorrência no medidor de energia elétrica.

Pensando nisso, irei falar sobre medidores de energia, dispositivo que se calibrado incorretamente, irá trazer grandes prejuízos na sua fatura de consumo energético e como solucionar essa  problemática.

O que são medidores de energia?

O medidor de energia elétrica ou popularmente conhecido como relógio de luz, é um dispositivo que tem como funcionalidade medir a energia elétrica em kWh consumida em um determinado local.

Como encontrar o consumo de energia de um eletrodoméstico em kWh?

Tendo ciência de que há um gasto maior do que o esperado em suas faturas. Primeiramente,  o que pode ser feito para amenizar os custos é entender como funciona esse consumo. Além disso, saber calcular em kWh o tanto que um eletrodoméstico consome, tendo assim, um maior controle acerca dos seus gastos e identificando possíveis falhas.

Para calcular o consumo é simples e você pode realiza-lo sozinho em sua casa, utilizando apenas dos seguintes fatores:

  • Consumo (kWh) = potência (W) x horas de uso por dia (h) x dias de uso no mês / 1000. 
Medidor de Energia Elétrica
Imagem 1: Consumo em kWh de uma geladeira. Fonte: Autoral.

Como funciona a estrutura de um medidor

Sabendo da sua importante aplicabilidade em quase todas as residências atuais que contenha o uso de energia, é relevante saber como se dá esse  funcionamento e entender um pouco melhor a respeito da sua estrutura.

Existem dois tipos de medidores de energia elétrica, podendo ser monofásicos, bifásicos e trifásicos, estes são:

  • Eletromecânico: É utilizado na maioria das residências e considerado o modelo de medidor mais antigo. O dispositivo funciona através da indução eletromagnética e apresenta eficiência e um baixo custo no mercado. Com a presença de ponteiros no medidor, quanto maior o consumo de energia, mais o disco irá girar;
  • Eletrônico: Medição feita de forma eletrônica, possuindo uma tecnologia mais moderna e que permite haver uma maior precisão quanto as medições. Além disso, todos os dados são enviados diretamente a concessionária, evitando a necessidade de um funcionário ir ao local.
Medidor de Energia Eletrônico. Fonte: Salfatis.
Imagem 2: Medidor de Energia Eletrônico. Fonte: Salfatis.
Como saber se o medidor está funcionando corretamente

Para essa identificação, é importante considerar que o problema mais comum consiste na fuga de energia e pode ser facilmente identificado ao realizado as seguintes ações:

  • Remover todos os aparelhos da tomada e desligar qualquer dispositivo que consuma energia;
  • Desligar o disjuntor ou chave geral, instalada comumente próximo ao medidor de energia elétrica;
  • Conferir se o medidor continua trabalhando, considerando uma pequena margem para a calibração (cerca de 3/4 voltas do disco medidor).
Como prosseguir após encontrar o problema 

Caso o medidor de energia continue a funcionar mesmo após os passos anteriores, o mais comum é de que a energia esteja de fato escapando e há um mal funcionamento na medição de consumo da sua casa, necessitando urgente de uma solução. Desse modo, caso pare de girar, o defeito é proveniente da instalação elétrica.

Após a descoberta, deve-se o mais rápido possível solicitar à concessionária responsável uma revisão em toda a instalação para identificar de onde parte a fuga ou encontrar outro fator responsável pelo problema.

É recomendadosempre fazer revisões nas suas instalações elétricas a cada 10 anos, no mínimo.

O problema no medidor compete ao cliente? 

Primeiramente, é importante citar que os medidores possuem lacres e pertencem somente a concessionária remover ou não eles sem causar futuros problemas envolvendo adulterações.

Considerando que tudo esteja correto, a responsabilidade de resolução é inteiramente da rede distribuidora e qualquer indicio de leitura má formulada ou valores cobrados, deve-se contatar a rede.

Existem inúmeros fatores para diminuir a sua conta de energia 

Dessa forma, é fundamental ter conhecimento de que esse é apenas um dos fatores responsáveis por excessividade na sua conta de energia e é mais comum do que imaginamos presenciar esses problemas. Pensando nisso, a LUMUS atua diretamente neste ramo, seja desde serviços que envolvam análise tarifária, gestão energética, laudo técnico entre outros, garantindo sempre excelência e transparência com os nossos clientes.

Ficou interessado? Entre em contato conosco. Buscamos com que você, cliente, seja satisfação total.

plugins premium WordPress