fbpx

Entenda o Mercado Livre de Energia

A princípio, o Mercado Livre de Energia é onde as empresas fazem transações de compra e venda de energia elétrica no sistema interligado nacional.

Nesse mercado, os consumidores são livres para comprar sua energia elétrica exclusivamente de um vendedor. Além disso, atualmente esse mercado representa 38% do consumo nacional e tendo mais de 2000 mil empresas comercializadoras aptas a vender energia, segundo o boletim da Abraceel.

Crescimento desse mercado nos últimos anos

O boletim divulgado em setembro de 2022 pela Abraceel mostra que o mercado alcançou a marca de 28.926 unidades consumidoras em todo o país, representando um aumento de 19%  em 12 meses. Um ponto a ser destacado é que para esse grupo ACL (Ambiente de Contratação Livre) o desconto na energia chegou a 40% no mês. A Imagem 1 abaixo mostra de forma mais visual o crescimento do Mercado Livre de Energia nos Estados do Brasil.

Imagem 1: Consumo por estado: Fonte Abraceel

Esses números explicam os inúmeros benefícios que o mercado ACL traz para a sua empresa. No mercado livre de energia, sua unidade paga um menor custo de energia levando em consideração as tarifas cobradas pelas concessionárias em cada estado, como também você é livre para negociar com a empresa que traz mais benefícios e descontos para você, consumidor.

Vantagens de ser um consumidor livre

  • Poder de escolha: O consumidor livre e especial busca energia livremente nesse mercado. Além disso, o consumidor toma as decisões que mais fazem sentido para sua empresa no momento. 
  • Competitividade: A concorrência nesse mercado torna o ramo mais competitivo, assim o preço tende a ter um range maior, e consequentemente, é possível encontrar um preço mais baixo e com a qualidade de entrega melhor. Esse processo também incentiva a inovação nos projetos executados pelas empresas comercializadoras.
  • Flexibilidade: As condições de contratação de energia são negociadas livremente pelo consumidor de energia e o vendedor. O fornecedor pode variar inúmeros fatores, tais como preço, volume, prazo, fonte de geração, forma de reajuste e flexibilidades contratuais, entre outros aspectos. 
  • Previsibilidade: Uma vez firmado o contrato, o consumidor consegue prever os custos da energia elétrica. Geralmente, as tarifas não se modificam após a assinatura do contrato com alguma empresa fornecedora de energia do Mercado Livre, pois os valores das tarifas são definidas previamente.

Quem pode comprar nesse mercado de energia?

Para ser um consumidor livre e consumir sem nenhuma restrição na escolha de compra, é preciso possuir, no mínimo, 2.000 kW de demanda contratada (1.500 kW a partir 1º de janeiro de 2021; 1.000 kW a partir de 1º de janeiro de 2022, e 500 kW a partir de 1º de janeiro de 2023).

Para o consumidor especial, inicialmente deve-se ter uma demanda contratada igual ou maior que 500 kW. Além disso, empresas com mesmo CNPJ ou localizado em locais sem separação por vias públicas podem juntar suas cargas para atingir os 500 kW e se tornar um consumidor especial.

Em qual momento posso migrar para o Mercado Livre de Energia?

Em primeiro lugar, apenas consumidores conectados a alta tensão pertencente ao Grupo-A com carga superior a 500kW podem estar participando do Mercado Livre de Energia.

Existem dois tipos classificação para os consumidores desse mercado:

  • Consumidores livres: Para fazer parte desse Grupo de consumidores é preciso ter uma carga superior a 2000 kW. Pode escolher seu fornecedor de energia sem nenhuma restrição.
  • Consumidores Especiais: Para esse Grupo de consumidores é preciso ter uma carga entre 500 kW e 2000kW. Eles podem comprar energia original pelas usinas de fontes renováveis (Solares, Eólicas, Biomassa e Hidráulica).

A empresa que deseja migrar para o Mercado Livre de Energia deve comunicar a concessionária 6 meses antes do término do contrato. Diante disso, você que deseja fazer parte desse mercado é importante estudar o quanto antes a viabilidade de migração para esse setor, pois cada dia fora do mercado livre é um dia perdendo o benefícios e descontos na conta de energia.

Portanto, se sua empresa identificou a possibilidade de migração para esse mercado que só cresce a cada ano, entre em contato com nossa equipe para ajudar você.

Quem são os consumidores

Os consumidores podem ser divididos em dois grupos: os que compram da concessionária e o consumidor livre.

Primeiramente, estão os que são compulsoriamente restritos pelo governo a adquirir energia elétrica exclusivamente da distribuidora de energia elétrica cuja rede está conectada, com condições do fornecimento, inclusive as tarifas pelo consumo da energia fixadas pela Aneel.

Em segundo lugar, estão os consumidores conhecidos como livres ou especiais. Esses são os que podem optar livremente pelo próprio fornecedor de energia elétrica, podendo negociar com ele, na forma que julgarem mais conveniente.

Dessa forma, é possível optar por diferentes condições de contratação de energia. Podendo definir de comum acordo o preço, o prazo de fornecimento e o local de entrega da energia, entre outras condições.

Ganho de quem migrou

As empresas que migraram para esse mercado buscaram, justamente, a redução dos custos. Diante disso, o Mercado Livre de Energia conseguiu desde de 2003 propor uma redução de 40% na conta de energia comparando com os consumidores que não fazem parte desse meio., ou seja, aqueles que não fazem parte desse grupo.

Além disso, até 2018, a economia do conjunto de empresas que optou por adquirir livremente sua energia chegou a R$ 200 bilhões, incluindo os impostos não pagos. E mais de 80% da energia consumida pelas indústrias do país é adquirida no Mercado Livre de Energia, segundo a Abraceel.

Como a LUMUS Engenharia pode ajudar você a ser um consumidor livre?

A LUMUS Engenharia já auxiliou algumas empresas a entrar no Mercado Livre de Energia. Então, vendo todos esses benefícios de fazer parte do grupo ACL, não deixe de entrar em contato com nossos profissionais de elétrica.

plugins premium WordPress