fbpx

Prolongue a vida útil das suas placas solares: Dicas de como cuidar do seu equipamento

Você deve estar se perguntando “é mesmo necessário limpar os painéis solares?” A resposta é sim! É preciso evitar fatores que possam interferir na incidência de luz solar, o acúmulo de sujidades, por exemplo, em cima dos painéis pode atrapalhar a geração de energia. Portanto, as manutenções são de extrema importância para evitar prejuízos financeiros futuros!

Como funciona um módulo fotovoltaico?

Vamos entender um conceito interessante, sabemos que os painéis geram energia de acordo com a incidência da luz solar. Esse funcionamento ocorre a partir da coleta da luz solar, onde o inversor realiza a conversão de corrente contínua para alternada, gerando a energia adequada para o uso convencional. Dessa forma, se os módulos estiverem cobertos por sujidades a absorção da energia solar é prejudicada.

Caso desperte uma curiosidade maior desse funcionamento, acesse o link de um de nossos trabalhos sobre.

Prolongue a vida útil das suas placas solares
Imagem 1: Aumento de eficiência dos módulos após a limpeza. Fonte: Portal Energia.

Quando posso realizar essa manutenção?

Não existe um tempo totalmente correto para realização dessa limpeza, mas aconselhamos fazer uma vistoria de 6 em 6 meses para observar se não há sujidades, poeiras ou excrementos de pássaros nesses módulos que possam vir comprometer sua eficiência. Porém, vale salientar que quando há período de chuvas, os painéis solares podem limpar-se por si.

Quais cuidados devo tomar ao realizar essa limpeza?

Há alguns cuidados que você deve se atentar ao limpar os seus módulos fotovoltaicos, vamos listar os seguintes cuidados:

1° Atente-se a certos produtos que serão usados, pois podem danificar os seus painéis;

2° Precisa remover alguma sujidade mais difícil? Recomendamos que seja utilizado uma escova macia, pano ou esponja, pois qualquer risco na superfície do seu painel podem danificá-los diminuindo sua eficiência;

3° Deve-se jogar a água no sentido de cima para baixo, para que a sujidade escorra pelo módulo e se necessário, enxaguar com panos, esponjas ou escovas realizando pequenos movimentos circulares;

4° É de extrema importância que a manutenção seja feita por um profissional. Para efetuar a limpeza será necessário subir ao telhado com uso de cordas de segurança presas em algum ponto fixo;

5° Não realize a manutenção em horários de alto pico de calor, pois a água fria jogada no painel solar e a alta temperatura do ambiente, podem danificar o seu módulo fotovoltaico.

Limpeza nas placas solares para prolongar a vida útil
Imagem 2: Limpeza nos módulos realizada por profissionais.
Sua usina solar não está gerando o que deveria?

Notou que existe algum problema na eficiência dos seus módulos? Entre em contato com a LUMUS Engenharia para identificarmos a melhor forma de realizar essa manutenção sem comprometer a geração de energia da sua casa/empreendimento e futuros prejuízos financeiros.

plugins premium WordPress