fbpx

Eletropostos: uma revolução na relação entre sustentabilidade e EVs

Muito se fala sobre carros elétricos e o poder de sua sustentabilidade, mas para tudo rodar como esperado é necessária uma infraestrutura eficiente: o eletroposto.

Afinal de contas, o que é eletroposto?

A substituição da fonte energética oriunda de combustíveis, tais como a gasolina e o álcool, pelo uso de baterias íon-lítio exige uma nova infraestrutura para o seu abastecimento: o eletroposto. Assim, os consolidados postos de gasolinas serão progressivamente trocados por pontos de recarga que, dependendo da potência, poderão carregar seu veículo elétrico (EV) em poucos minutos.

Eletroposto
Figura 1: Exemplo real de um eletroposto. Fonte: NeoCharge

Quais são as principais vantagens de ter um eletroposto em meu estabelecimento?

  1. Sustentabilidade
  2. Economia
  3. Segurança

Certo, mas quanto tempo demora para o carro estar carregado?

Um dos grandes obstáculos para a popularização dos EVs era o tempo de carregamento das baterias, porém, nos últimos anos foram desenvolvidas novas tecnologias que permitiram carregamentos mais rápidos. Sendo que o tempo de carregamento está diretamente ligado à potência que o posto de abastecimento pode entregar e quanto as baterias podem receber.

Nesse sentido, existem quatro divisões básicas dos eletropostos quanto ao tempo de carregamento: lentos, semi rápidos, rápidos e ultra rápidos:

  • Lentos são de uso mais residencial por exigirem várias horas para completar a carga da bateria, fornecendo ao carro corrente alternada e uma baixa potência, além de serem mais saudáveis para as baterias.
  • Semirrápidos já entregam bem mais potência ao carro, necessitando de poucas horas para carregá-lo. Seu uso é bastante recorrente em locais onde o carro passa várias horas, tais como shoppings, estacionamento etc.
  • Rápidos conseguem dar 80% da carga em torno de meia hora utilizando corrente contínua, sendo ideal para trajetórias de viagens.
  • Ultrarrápidos conseguem dar carga total em torno de 15 minutos, possuindo potências que giram em torno de 150 kW. Essa unidade é referente ao quanto de energia é transferida por segundo ao carro vezes mil.

Por isso, é importante observar que quanto mais potente for o sistema, mais investimento financeiro será exigido. Além do mais, sistemas rápidos e ultrarrápidos exigem um bom sistema de refrigeração para dissipar bem o calor produzido durante as recargas.

Mas afinal, o carregamento funciona com corrente contínua ou alternada?

A corrente fornecida pelas instalações elétricas é do tipo alternada. Esse tipo de corrente elétrica exige uma correção para ser útil para as baterias, ou seja, precisa ser transformada em corrente contínua. Como as baterias exigem CC (corrente contínua), há todo um circuito eletrônico conversor dentro do automóvel, o qual irá transformar aquela energia em forma de ondas em uma linha reta.

Então, por mais otimizado que seja, esse processo gera desperdício energético que irá comprometer o tempo de carregamento da bateria. É com essa problemática em mente que os engenheiros constroem eletropostos que fazem a conversão antes do fornecimento da energia, ou seja, o carro vai receber a corrente útil diretamente, processo que diminui drasticamente o tempo de carregamento.

Eletroposto
Figura 2: Exemplo de tipos de corrente. Fonte: NeoCharge
E como eu consigo recarregar meu carro em um eletroposto?

É um processo muito parecido com o enchimento de um tanque de combustível, há um cabo que conecta a fonte de energia e a entrada do seu carro. Portanto, há uma particularidade que sempre deve ser levada em conta: o tipo de entrada do cabo pode não ser compatível com a do seu carro elétrico. Sendo assim, para evitar maiores dores de cabeça, é importante que sempre tenha em mãos um adaptador de porta, caso contrário, torna-se inviável a recarga.

Exemplo de eletroposto
Figura 3: Exemplo de eletroposto. Fonte:Tecmundo
E como funciona toda a parte da instalação elétrica de um ponto de carga para EVs?

O grau de complexidade da instalação é diretamente proporcional ao tipo de eletroposto planejado, quanto maior for a potência fornecida ao carro, mais cuidados devem ser tomados. Por isso, visando o máximo de segurança para o cliente, para o veículo e para a rede elétrica, há diversas normas que guiam os engenheiros, sendo as principais: NR 10, NBR 5419, NBR 17019, ABNT NBR IEC 61851, ABNT NBR IEC 62196-1:2021 e ABNT NBR IEC 61851-24:2021.

Dessa forma, seguindo todas as normas estabelecidas pela ABNT, o projetista da estação irá promover uma segurança maior, definindo parâmetros de aterramento, diagrama unifilar, descrição de todos os equipamentos de proteção existentes, assim como instalar um plug-in de carregamento que seja seguro e bem certificado.

O que traz tanta sustentabilidade ao funcionamento de um eletroposto?

Como a matriz energética brasileira é uma das mais verdes do mundo, se empenhando cada vez mais no uso de formas de geração renováveis, o uso de eletricidade gera bem menos impactos ao meio ambiente quando comparada aos combustíveis fósseis. Além do mais, instalar uma estação de geração fotovoltaica para alimentar os eletropostos reduz drasticamente a pegada de carbono.

Exemplo de usina fotovoltaica alimentando um eletroposto
Figura 4: Exemplo de usina fotovoltaica alimentando um eletroposto.
Ok, quero construir meu próprio eletroposto. Como faço?

Essa pergunta pode ser bem complexa, vai depender de diversas variáveis para que o projeto seja bem direcionado. Antes de mais nada, é importante ter alguns tópicos em mente:

  • Qual será a finalidade?
  • Residencial ou comercial?
  • Qual tipo de recarga eu quero possibilitar?
  • Quais são as características do local onde se pretende instalar? 
  • Qual é o modelo de serviço que está sendo planejado?

Independentemente do quão simples ou complexo seja o projeto que esteja em mente, é fundamental que sempre haja um engenheiro eletricista acompanhando todo o projeto. Entenda melhor a importância de um eletricista em seus projetos.

Algum projeto de instalações elétricas em mente?

Como mencionado anteriormente, possuir um profissional capacitado é fundamental em seus projetos. Portanto, tire o projeto do papel e implemente-o com a LUMUS Engenharia, entre em contato conosco!

plugins premium WordPress