fbpx

Laudo técnico de instalações elétricas

Inicialmente, quando se fala em laudo técnico de instalações elétricas muitas pessoas pensam que é apenas um detalhe ou só mais alguma coisa que viria a gastar o seu dinheiro, mas veremos que não é bem assim.

Como metáfora podemos dizer que o laudo técnico das instalações elétricas tem função similar a vistoria do freio e do cinto de segurança de um carro, componentes que impedem que o carro chegue a ser danificado com alguma colisão e que você tenha grandes lesões, respectivamente. Bem, o laudo também serve para averiguar a proteção do sistema e a proteção daqueles que usam o sistema.

É obrigatório ter um laudo?

Antes de tudo, é necessário definir o que seria um laudo de instalações elétricas. Um laudo de instalações elétricas (LIE) consiste em um conjunto de verificações técnicas feitas por um profissional para evidenciar o quanto a instalação está adequada.

O laudo é composto por fotografias, textos, tabelas e ilustrações que venham facilitar a compreensão e facilitar a execução das mudanças necessárias.

Para elaborar um LIE é de extrema importância que sejam usadas as normas adequadas para saber quais quesitos a instalação deve atender. A NBR5410 é a norma que informa os padrões de instalações para baixa tensão, enquanto que para média tensão é usada a NBR14039. Já a NR10 é especializada na segurança das instalações elétricas e serviços que envolvam eletricidade.

Inclusive a NBR10 informa que instalações com carga instalada maior 75kw devem possuir um relatório técnico das inspeções atualizadas. É fundamental que qualquer instalação possua um LIE. Pois como será mostrado logo a seguir, uma instalação elétrica que não está adequada é um risco para todos.

Qual a importância de um DR?

Um DR ou IDR é um dispositivo que verifica a corrente que passa pelo condutor fase e volta pelo neutro, caso os valores não sejam consideravelmente diferentes, ele irá atuar impedindo a passagem de corrente.

Muitos ao verem um disjuntor em seu quadro elétrico podem chegar a pensar que estão seguros contra riscos, mas na verdade o dispositivo que protege as pessoas contra choques é o interruptor diferencial residual (DR). O DR atua quando há fugas de corrente (coisa que ocorre quando alguém leve um choque).

DR aplicado em instalações
Exemplo de DR aplicado em instalações. Fonte: weg.

Outro dispositivo que é muito similar é o DDR, a diferença entre um DR e um DDR é que o DDR além de atuar quando há fugas de corrente, ele também funciona como um disjuntor.

DDR usado em instalações
Exemplo de DDR usado em instalações. Fonte: Shneider Electric.

É importante ao abrir o quadro elétrico, encontrar o DR ou DDR, caso contrário pode ser um alerta de que sua instalação não está segura. Além de tudo isso, a NR10 determina que no memorial descritivo (documento que contém a descrição de dados importantes sobre o projeto elétrico e seu desenvolvimento) deve conter as características das proteções contra choques elétricos, o DR se enquadra como uma proteção corretiva do choque elétrico.

Os fios podem ser da mesma cor?

Se ao observar que a fiação presente em sua residência, comércio ou indústria é visto que os fios são da mesmas cor ou que possuem emendas que unem fios de cores diferentes, isso também é um sinal que a instalação elétrica possui riscos, pois se houver um funcionário responsável pela manutenção elétrica, ele pode correr perigo ao tentar realizar uma manutenção na fiação que não obedece padrão de cores.

A NBR5410 determina que os condutores devem seguir um padrão de cores, o padrão estabelecido pode ser observado abaixo.

  • Neutro: cor azul-claro
  • Terra: cor verde ou verde com amarelo
  • Fase: Qualquer cor que não seja nenhuma das anteriores
Qual o problema de fiação exposta?

Se ao andar pelo seu estabelecimento é possível ver fios elétricos fora da parede, passando pelo chão ou até mesmo por cima de móveis, saiba que isso também constitui um risco para aqueles que usam essa instalação, pois uma pequena falha na isolação do fio pode resultar em um choque para quem entrar em contato. 

Laudo técnico de instalações elétricas
Exemplo de fiação exposta. Fonte: LUMUS Engenharia.

Além disso, quando não há um eletroduto adequado que contenha a fiação, os riscos de incêndio são bem maiores, por isso a NBR5410 estabelece forma a de fazer um bom dimensionamento de eletrodutos. 

Cuide de sua instalação elétrica

Uma instalação elétrica deve ter uma boa durabilidade quando é bem dimensionada. Assim, é preciso sempre está seguindo as manutenções previstas na NBR5410. Diante disso, é de extrema importância que a instalação seja bem dimensionada ou caso contrário o tempo de sua durabilidade não será a mesma de uma feita seguindo a NBR 5410.

Qual a funcionalidade de um disjuntor?

Explicando brevemente como funciona um disjuntor, é possível defini-lo como um dispositivo que é responsável por garantir que a corrente em um circuito não fique maior do que um valor determinado no projeto elétrico.

disjuntor aplicado em instalações
Exemplo de disjuntor aplicado em instalações. Fonte: Shneider Electric

Existem casos em que a instalação conta apenas com o disjuntor presente perto do quadro de medição, aumentando o risco de derretimento da fiação. A possibilidade de derretimento existe, pois o disjuntor foi projetado para suportar a corrente de toda a instalação, enquanto alguns fios não suportariam tais correntes.

Os disjuntores também funcionam como chaves desse modo caso alguém estivesse levando um choque e não houvesse DR ou IDR, você saberia qual disjuntor desligar? Essa é uma preocupação contida na verificação realizada em um laudo, já que a identificação dos circuitos é algo de extrema importância.

A NBR5410 estabelece critérios necessários para o dimensionamento de um disjuntor. A norma indica também necessidades de proteções contra sobrecarga e curto-circuitos, por fim ela indica os disjuntores como solução dessas necessidades de proteção.

Fiação e o risco de incêndio

Não é só a cor do cabo que importa, a sua seção transversal (largura) também, quando um fio é mais “fino” do que poderia ser, isso é algo muito grave, pois caso exista disjuntor (o ideal é que exista) protegendo o circuito, ele não irá desarmar antes que fio esquente bastante. O que isso pode causar? Incêndio, essa é a resposta. Muitos são os casos de incêndio envolvendo instalações elétricas inadequadas.

Laudo técnico de instalações elétricas
Incêndio em uma casa de Minas Gerais, Bom Despacho, devido a instalações elétricas inadequadas. Fonte: G1

Desse modo, como descrito nos itens sobre condutores expostos e disjuntores, é fundamental ter instalações que obedeçam às exigências contra incêndio para que os riscos venham ser reduzidos ao máximo.

Quer um laudo de instalações elétricas?

Dessa forma, caso você tenha se convencido da importância de um laudo técnico de instalações elétricas e  também se atentou para alguns dos fatores que evidenciam a necessidade de um, basta entrar em contato com a LUMUS Engenharia, que faremos um diagnóstico de suas instalações.

Saiba mais sobre os nossos serviços veja qual sua empresa ou residência mais está necessitando e solicite seu diagnóstico com um especialista da nossa empresa. 

plugins premium WordPress