Imposto é um tributo cobrado na sua conta de luz, que é obrigatório ser pago, caso contrário, é cobrado multa e até punição legal. Ele é fundamental para que o Estado possa oferecer serviços ao seu município, sem o imposto nenhum país do mundo poderia oferecer benefícios gratuitos à população.
Sabe dos tipos de impostos cobrados na sua conta de energia?
Atualmente, os tributos Estaduais, Municipais e Federais cobrados na sua conta chegam a quase a metade do valor final, segundo a ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica). Além disso, a energia elétrica brasileira é uma das mais caras do mundo, corroborando para uma taxação mais elevada no custo energético final.
Inicialmente, um dos principais tributos cobrados na sua residência é o ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadoria e Serviços). A uma variação nele, de 12% a 30%, dependendo do Estado e a localização da residência. O CIP (Contribuição para Custeio de Serviço e Iluminação), faz parte da distribuição de redes de energia do Município.
Agora na esfera Federal têm dois importantes impostos cobrados na sua conta de 1,65% a 7% : o PIS (Programa de Integração Social) e o COFINS (Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social). Qual a finalidade deles? Bem, esses citados como propriamente são ditos no nome, tem o propósito de garantir os programas sociais, Municipais, Estaduais e Federais.
Como posso saber quando solicitar a diminuição do valor do ICMS?
Geralmente, o valor mais alto do ICMS é cobrado no grupo A e nos seus subgrupos, que são consumidores de grande e médio porte. Se a sua unidade consumidora for industrial ou comercial, dependendo da situação da conta de energia, o valor do imposto pode ser reduzido em 18%. Nesse caso, você teria que falar com um engenheiro eletricista para que ele possa analisar o enquadramento da sua tarifação, e tomar a melhor decisão.
Além disso, como está marcado de vermelho na conta, este é o local de identificação da modalidade tarifária. Como é visto na imagem é uma unidade comercial, porém caso o estabelecimento possua setores de cunho industrial (fabricação), é cabível a redução de ICMS. Seguindo esse raciocínio, você pode entender mais um pouco de tipos de grupos tarifários no conteúdo disponibilizado pela LUMUS engenharia de Tarifação e seus tipos.
Como os impostos impactam na conta de energia durante a leitura?
Primeiramente, é importante você saber como funciona esse cálculo na hora da leitura, para melhorar seu entendimento.
Preço por kWh [R$] = Valor da tarifa/1-(PIS+COFINS+ICMS)
Desse modo, como é mostrado na equação, é pego o valor da tarifa, que é o valor pago por prestações de serviços, esse valor é dividido pelas somas dos impostos menos um. Com essa conta, descobrimos o preço por cada [KWH] da sua casa, comércio ou indústria, e por fim basta multiplicar pelo consumo do local. Logo, os imposto como são vistos na equação tem um impacto diretamente na sua conta de energia.
Formas de baixar a conta de energia diminuindo os impostos
Dessa forma, existem algumas formas de você está por dentro de tudo da sua conta, basta entrar em contato com a LUMUS Engenharia e ver nossos serviços.
Nossa empresa oferece serviços de análise tarifária, que entra toda uma avaliação da sua conta, nesse serviço é visto se o tributo cobrado está certo ou se ele pode ser diminuído. Além disso, tem o Curso de Tarifação Energética que ensinará tudo sobre impostos e você mesmo poderá fazer seu projeto.